7 DICAS para montar o seu primeiro CURRÍCULO

Encontrar o primeiro emprego pode ser um grande desafio, afinal, a falta de experiência pode te deixar inseguro em diversos pontos.  Confira nossas dicas para você montar o seu currículo e se destacar nas seleções mesmo sem experiência.

7 DICAS para montar o seu primeiro CURRÍCULO
7 DICAS para montar o seu primeiro CURRÍCULO (Imagem: FDR)

Conquistar uma vaga de emprego é um grande desafio, principalmente para quem não tem experiência profissional. Afinal, os anúncios de emprego por vezes exigem experiências e competências que só são adquiridos na vivência profissional; confira nossas dicas para preparar o seu currículo.

Dicas para montar o primeiro currículo

Se candidate apenas a vagas com o seu perfil

Antes de tudo você precisa entender qual o perfil da vaga que pretende concorrer, é importante lembrar que a empresa só vai te convidar para uma entrevista se o seu perfil atender ao que ela procura.

Ou seja, não vale a pena se candidatar a um cargo sênior sem nunca ter trabalhado na área antes.

Informações importantes

Seu currículo, obrigatoriamente, deve ter algumas informações, por exemplo, você deve inserir no cabeçalho o seu nome completo, e-mail e número de telefone; no caso do endereço, é interessante que você não o insira por completo.

Além disso, você deve acrescentar um resumo breve sobre as suas habilidades, formação e experiência profissional.

Nesse último quesito você pode inserir trabalhos voluntários, projetos que participou e afins.

É importante também fazer revisões do documento e, inclusive, pedir que outra pessoa revise também.

Seja direto

Essa é a sua “carta de apresentação”, seja claro no seu resumo e objetivos; lembre que nessas seleções os recrutadores leem diversos documentos, ou seja, não copie da internet, seja autêntico e direito ao ponto.

Em geral, principalmente com a falta de experiência, o currículo deve ter apenas uma página.

ESTUDANTES PODEM RECEBER AUXÍLIO BRASIL? VEJA O VALOR E AS REGRAS PARA O DEPÓSITO!

Aparência conta

Primeira coisa, nada de usar aquele nome “currículo vitae”, em vez disso coloque o seu nome completo.

Além disso, o design é um ponto que pode chamar a atenção dos recrutadores, principalmente em cargos que envolvem criatividade.

A única atenção necessária é observar o tipo de vaga e empresa em que você vai entregar o documento e não cometer exageros.

Fale de você

Uma breve apresentação é sua oportunidade de entrar em mais detalhes sobre quem você é e em que lugar quer chegar. Você precisa explicar o que pode ganhar com a vaga e como a empresa pode ganhar em ter você.

Se essa é a sua carta de apresentação, é também o momento de falar quem é você, porque a empresa deve te contratar.

Foque nas suas habilidades, competências e qualidades.

Isso pode ser descrito nos objetivos, aproveite para deixar claro o porquê da falta de experiencia.

Personalize o currículo

Pesquisou sobre a vaga e a empresa? Então, leve as informações para o seu currículo profissional. Mostre de que forma você pode contribuir para a empresa, alinhe os seus objetivos ao que a empresa pode oferecer.

Mantenha seu LinkedIn atualizado

Essa ainda é uma das formas que as empresas utilizam para fazer o recrutamento, inclusive, manter uma rede de contados no LinkedIn pode te abrir diversas portas.

Ter cuidados com as suas redes sociais pessoais também pode ser um ponto de atenção, já que algumas empresas acabam se preocupando com essa imagem virtual dos colaboradores

Isso significa que fazer apologia a crimes, por exemplo, pode ser fator de eliminação.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile