ELEIÇÕES 2022: não sabe qual o seu LOCAL de votação? Te ensinamos a consultar online

Pontos-chave
  • Primeiro e segundo turno das eleições 2022 acontecem nos dias 2 e 29 de outubro, respectivamente;
  • Zona e seção eleitoral podem ser conferidos no título de eleitor ou no site do TSE;
  • e-Título tem validade legal no pleito eleitoral.

Acontece neste domingo, 2 de outubro, o primeiro turno das eleições 2022. No dia, os eleitores devem estar preparados para escolher seus candidatos estando em posse da documentação obrigatória e sabendo exatamente onde irão exercer o direito ao voto.

ELEIÇÕES 2022: não sabe qual o seu LOCAL de votação? Te ensinamos a consultar online
ELEIÇÕES 2022: não sabe qual o seu LOCAL de votação? Te ensinamos a consultar online. (Imagem: FDR)

Aliás, o local da votação ainda é uma dúvida entre os eleitores novatos. Para as eleições 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se adiantou e preparou instruções para ajudá-los a facilitar o trâmite. 

O eleitor que ainda não sabe onde irá votar nas eleições 2022, pode fazer uma pesquisa no site do TSE. Para isso, basta executar estes passos:

  1. Acessar a página de consulta por este link;
  2. Preencher os campos com número do CPF ou do título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe;
  3. Clicar em “consultar”.

Em seguida, aparecerá o domicílio eleitoral, indicando a zona, seção, endereço e município onde o eleitor deve ir para registrar o voto. Também existe uma alternativa, que é entrar em contato com a Justiça Eleitoral por telefone ou consultar as informações completas na Central do Eleitor, também no portal do TSE

Entenda o conceito de zona e seção eleitoral nas eleições 2022

O local da votação é chamado de zona eleitoral. Visando organizar o funcionamento do pleito, a Justiça Eleitoral fez uma subdivisão dentro de cada zona, são as chamadas seções eleitorais

Imagine o exemplo de um cidadão que vota em uma escola “x”. Logicamente, essa instituição possui salas de ensino, e são justamente essas salas que consolidam a seção eleitoral.

As urnas eletrônicas são distribuídas em cada seção eleitoral, gerida por mesários que ficarão responsáveis por aquele espaço e tudo o que acontece dentro dele até o final do pleito eleitoral. Em resumo, a diferença entre zona e seção eleitoral é:

Quais documentos levar no dia das eleições 2022?

O eleitor pode levar apenas o celular com o aplicativo e-Título se estiver com a biometria em dia com a Justiça Eleitoral. Se a sua foto não estiver aparecendo no aplicativo, ele não poderá ser usado para liberar o acesso à urna.

Mesmo que não tenha foto, o aplicativo ajuda a encontrar o local de votação rapidamente, assim como a versão em papel. Cerca de 30 milhões de eleitores já ativaram o aplicativo e-Título, sendo mais de 13 milhões apenas em 2022, segundo o TSE.

Para o voto, o TSE exige a apresentação de um documento com foto, o que, além do e-Título, inclui carteira de identidade, identidade social, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte ou equivalente, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou certificado de reservista.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile