RG Digital: aprenda a baixar o documento no seu celular

Pontos-chave
  • RG Digital facilita o dia a dia dos brasileiros
  • Serviço ainda não está disponível em todo país
  • Conheça a Carteira de Identidade Nacional

O Brasil está modernizando e trazendo as versões digitais de diversos documentos, de maneira similar ao que foi feito com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Em meio a isso, começou a ser disponibilizado a versão digital do Documento de Identidade, o famoso RG.

Utilizar as versões digitais de documentos como a CNH e o próprio RG é uma maneira de facilitar o dia a dia, já que deixa de ser necessário carregar documentos físicos na carteira, algo que pode aumentar as perdas.

RG Digital e novo modelo de RG

É preciso explicar que existe uma diferença entre a versão digital do RG e o novo RG, batizado de CIN, que começou a ser disponibilizado pelo governo.

EA versão digital do RG já pode ser baixado no celular pela maioria dos brasileiros. Já o novo modelo de RG começou a ser implementado no país recentemente.

Atualmente, o CIN (Carteira de Identidade Nacional) está sendo emitido apenas no Rio Grande do Sul, Acre e Goiás. Ainda não existe uma previsão de quando o restante do país adotará o novo modelo.

Existe um prazo até março do ano que vem para que todos os estados adotem a nova identidade, sendo assim, todo o país deverá estar pronto para a mudança em poucos meses.

Como baixar o RG Digital

A responsabilidade pela emissão do documento de identidade (RG)  é do Estado em que cada cidadão mora. 

Com isso, nem todos os estados disponibilizam a versão digital do RG. Atualmente, o serviço está disponível em:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Pará
  • Paraíba
  • Alagoas

Procure na loja de aplicativos de seu celular o app que corresponde ao seu Estado e siga as etapas que serão indicadas. Após todos os passos, você poderá usar a versão digital de seu RG.

Carteira de Identidade Nacional

Neste ano, o Brasil passou a emitir a nova carteira de identidade nacional, o famoso RG, que possui leitura digital e que tem validade em todo o país. Batizado de Carteira de Identidade Nacional (CNI), o novo modelo vem para substituir o anterior e terá apenas um número de identificação, o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

O novo modelo de RG terá como identificação o número do CPF. Sendo assim, é preciso que todos os brasileiros regularizem ou atualizem o CPF se tiverem pendências com a Receita Federal.

Saiba como fazer para descobrir se o seu CPF está em situação regular ou se tem alguma pendência:

  • Acesse a opção de Comprovante de Situação Cadastral no CPF através do portal da Receita Federal;
  • Informe o seu CPF e  data de nascimento e clique em “Sou humano”;
  • Após isso, será emitido um comprovante de regularidade do seu CPF.

Se o seu CPF estiver regular não será necessário fazer nenhuma ação, pois tudo está certo. No entanto, caso exista alguma pendência, o cidadão verá o status situação “Suspensa” ou “Pendente de Regularização”. Entenda o que significa:

CPF suspenso

Caso apareça esta informação, isto significa que o seu cadastro está incorreto ou incompleto. Sendo assim, basta atualizar os dados do seu CPF. A solicitação de regularização do CPF pode ser realizado nesta aba do portal da Receita Federal, onde basta preencher todas as informações solicitadas.

CPF Pendente de regularização

Já isto quer dizer que o cidadão não entregou alguma declaração do Imposto de Renda nos últimos cinco anos.

Se este for seu caso, basta fazer a entrega das declarações que estiverem pendentes. Faça a consulta de seus débitos e pendências para descobrir quais declarações devem ser enviadas.

RG

A Cédula de Identidade, Carteira de Identidade ou Registro Geral é, por presunção, o principal documento de identificação da República Federativa do Brasil expedido a cidadanias brasileiras e portuguesas com igualdade de direitos.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.