- O e-Título pode ser baixado até um dia antes das eleições 2022;
- As ferramentas liberadas no sistema podem ser usadas para serviços eleitorais;
- No dia da votação, o App substituí o título de eleitor impresso.
Os brasileiros obrigados a votar, pessoas de 18 a 69 anos, devem comparecer presencialmente no seu local de votação no dia 2 de outubro. No entanto, alguns serviços referentes a eleições 2022 podem ser realizados de maneira online, para isso é usado o aplicativo e-Título. O sistema é uma criação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e fica disponível até um dia antes da votação.
Até agosto deste ano, o TSE contabilizou mais de 554 mil downloads do aplicativo e-Título. A explicação pode ser o fato de que a tecnologia tem sido uma aliada fiel do brasileiro que busca por praticidade, na palma da sua mão é possível resolver diversos procedimentos sobre as eleições 2022 que demorariam horas em uma fila de espera no cartório eleitoral.
Pensando nisso, e buscando dar acesso a serviços que antes eram exclusivamente feitos de maneira presencial, o TSE tem atualizado o App. O depósito do voto acontece impreterivelmente com o comparecimento a zona eleitoral. Isso significa que para escolher o seu candidato de preferência será preciso comparecer até o local de votação.
Mas, para consultar a zona e seção eleitoral, justificar ausência ou ter acesso ao seu título de eleitor, pode-se usar o e-Título. A tecnologia inclusive dispensa apresentação de qualquer outro documento impresso caso o cidadão tenha cadastrado sua biometria. Ou deve estar acompanhado de um documento com foto para aqueles que não fizeram o cadastro.
Como criar cadastro no e-Título
Para usufruir dos serviços liberados no e-Título para as eleições 2022 é preciso baixar o aplicativo e criar o seu login. A fim de evitar que haja superlotação dos sistemas com acesso simultâneos, o TSE não vai permitir que no dia 2 de outubro sejam feitos novos cadastros.
O App somente ficará disponível até o dia 1° e volta a funcionar em 3 de outubro. O mesmo vai acontecer para o segundo turno, bloqueando os acessos no dia 30 de outubro e voltando a funcionar no dia 31. Por isso, os interessados deverão se programar para que o aplicativo seja baixado, e o registro seja feito até um dia antes das eleições 2022.
- Na loja de aplicativos do seu celular ou tablet pesquise por “e-Título”, agora clique em “Baixar” ou “Obter”;
- Acesse o e-Título e concorde com os termos de uso;
- Preencha informações pessoais como: nome do eleitor, data de nascimento, número do CPF, nome da mãe e nome do pai;
- Depois selecione “Entrar no e-título”;
- Confirme as informações pessoais que foram passadas a Justiça Eleitoral quando seu título de eleitor foi emitido. Ex.: últimos dígitos de um documento pessoal, endereço que já residiu, algum sobrenome. As perguntas de verificação são aleatórias;
- Agora, crie sua senha e ative o aplicativo;
- Pronto! Poderá navegar no sistema e usufruir das ferramentas.
Importância do e-Título no dia das eleições 2022
Tanto no dia 2 de outubro, para primeiro turno, como em 30 de outubro caso seja necessário um segundo turno, o e-Título poderá ser usado. Nessas datas das eleições 2022 o acesso ao App estará disponível para quem já tem o sistema baixado e o login feito.
De acordo com as ferramentas que são liberadas para este aplicativo, no dia das eleições o eleitor pode usá-lo para:
- Substituição do título impresso com leitura do QR Code disponível assim que o cidadão fizer login no App. Quem não tem biometria cadastrada deve apresentar um documento com foto também;
- Para consultar o local de votação em “Onde votar”, haverá o endereço do colégio eleitoral e um mapa de acesso;
- Para justificar ausência de voto em “Mais opções” e depois “Justificativa” no App.
Como votar nas eleições 2022 usando o e-Título
A população que não tem o título de eleitor por alguma razão, poderá usar o aplicativo e-Título como substituto do documento impresso. Dessa forma, vai votar normalmente apenas mostrando o QR Code que foi gerado no App, mais um documento com foto para quem não cadastrou a biometria.
Todos podem usar deste sistema para votar nas eleições 2022. Estão proibidos de votar, independente de qual documento será apresentado, aqueles que estão em dívida com a Justiça Eleitoral. Porque, por exemplo, não votaram e nem justificaram sua ausência nas últimas três eleições.
Inclusive, para saber se está tudo em dia com o seu título, a consulta pode acontecer o App. Para usar o e-Título como documento de votação nas eleições 2022, siga o passo a passo:
- Abra o aplicativo e-Título e faça login;
- Apresente para o fiscal da zona e seção eleitoral o QR Code gerado na primeira página do app, logo quando o login é feito. Mostre ainda seu documento com foto caso não tenha biometria;
- Confirme que o QR Code foi lido;
- Está liberado para votar.