CNH DIGITAL: Detran fornece benefícios para quem aderir ao documento online

De acordo com o secretário nacional de trânsito do Ministério da Infraestrutura, Frederico Carneiro, pelo menos 60 milhões de pessoas usam a CNH Digital. Esta é a versão online da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), a fim de digitalizar o documento impresso e facilitar o uso do mesmo. A novidade é a adesão ao registro de bons motoristas dentro deste sistema.

CNH DIGITAL: Detran fornece benefícios para quem aderir ao documento online
CNH DIGITAL: Detran fornece benefícios para quem aderir ao documento online (Imagem: Montagem / FDR)

Passou a valer no país o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), este é o modelo de benefícios oferecidos para o cidadão que não tiver multas registradas na sua habilitação. Com o login e acesso a CNH Digital, o condutor vai conseguir conferir quais são os seus registros de infrações, e se está pontuando positivamente no RNPC.

O cadastro de “bons motoristas” começou a valer em 22 de setembro, e promete uma série de vantagens para quem não registrar multas. Por exemplo: reduções em taxas e condições diferenciadas para locar veículos e contratar seguros, descontos em pedágios e oferta de cashback. O objetivo é realmente incentivar que os motoristas melhorem seu comportamento no trânsito.

O cadastro positivo vem com uma nova proposta de educação para o trânsito. Em vez de apenas multar e aplicar penalidades para o condutor infrator, a gente traz uma proposta de incentivos, também preocupados com a segurança”, disse Frederico Carneiro, secretário nacional de trânsito do Ministério da Infraestrutura, no programa Voz do Brasil.

As bonificações serão oferecidas quando o motorista completar 12 meses sem registro de infrações. E poderão ser dadas tanto por órgãos públicos, como por instituições privadas.

CNH Digital permite cadastro ao “bom motorista”

A adesão ao RNPC é voluntária, isso significa que os motoristas precisarão fazer o seu registro para ter acesso aos benefícios. Um dos métodos de cadastro é a CNH Digital, usada por 77% dos motoristas brasileiros. A outra opção é usar o portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

No App funciona assim:

  • Acesse o App CNH Digital e faça login;
  • Selecione a opção “RNPC” e confira as informações;
  • Escolha “Aderir”;
  • Pronto, o motorista habilita seu cadastro para que seja visualizado por outras instituições oferecendo benefícios.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com