De acordo com o secretário nacional de trânsito do Ministério da Infraestrutura, Frederico Carneiro, pelo menos 60 milhões de pessoas usam a CNH Digital. Esta é a versão online da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), a fim de digitalizar o documento impresso e facilitar o uso do mesmo. A novidade é a adesão ao registro de bons motoristas dentro deste sistema.
Passou a valer no país o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), este é o modelo de benefícios oferecidos para o cidadão que não tiver multas registradas na sua habilitação. Com o login e acesso a CNH Digital, o condutor vai conseguir conferir quais são os seus registros de infrações, e se está pontuando positivamente no RNPC.
O cadastro de “bons motoristas” começou a valer em 22 de setembro, e promete uma série de vantagens para quem não registrar multas. Por exemplo: reduções em taxas e condições diferenciadas para locar veículos e contratar seguros, descontos em pedágios e oferta de cashback. O objetivo é realmente incentivar que os motoristas melhorem seu comportamento no trânsito.
“O cadastro positivo vem com uma nova proposta de educação para o trânsito. Em vez de apenas multar e aplicar penalidades para o condutor infrator, a gente traz uma proposta de incentivos, também preocupados com a segurança”, disse Frederico Carneiro, secretário nacional de trânsito do Ministério da Infraestrutura, no programa Voz do Brasil.
As bonificações serão oferecidas quando o motorista completar 12 meses sem registro de infrações. E poderão ser dadas tanto por órgãos públicos, como por instituições privadas.
CNH Digital permite cadastro ao “bom motorista”
A adesão ao RNPC é voluntária, isso significa que os motoristas precisarão fazer o seu registro para ter acesso aos benefícios. Um dos métodos de cadastro é a CNH Digital, usada por 77% dos motoristas brasileiros. A outra opção é usar o portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
No App funciona assim:
- Acesse o App CNH Digital e faça login;
- Selecione a opção “RNPC” e confira as informações;
- Escolha “Aderir”;
- Pronto, o motorista habilita seu cadastro para que seja visualizado por outras instituições oferecendo benefícios.