Está cada vez mais próximo o dia marcado para as eleições 2022. Em 2 de outubro os 156 milhões de brasileiros aptos ao voto deverão comparecer ao seu colégio eleitoral para exercer sua cidadania. O horário de abertura e fechamento do local de votação deve ser respeitado, por isso, quem ainda não sabe qual sua zona eleitoral deve consulta-la para não se atrasar.
São obrigados a votar nas eleições 2022 os brasileiros que têm de 18 a 69 anos. Quem não participar do pleito deste ano deve justificar sua ausência, caso contrário ficarão em débito com a Justiça Eleitoral e impedidos de realizar uma série de serviços como participar de concurso público, ou emitir passaporte. Por isso, o ideal é estar ciente do local de votação e do horário de funcionamento.
Atrasados não poderão participar da votação, e por isso devem arcar com as consequências. Pensando nisso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que dias antes do primeiro turno das eleições 2022 o cidadão consulte sua zona eleitoral e se programe quanto a distância da sua residência até o endereço.
O local de votação continua sendo o mesmo das eleições anteriores, realizada em 2020 para eleger prefeitos e vereadores. No entanto, quem não se recorda do endereço ou vai votar pela primeira vez deve se certificar sobre essas informações.
Dia e horário das eleições 2022
A data das eleições 2022 é 2 de outubro, quando cinco cargos deverão ser escolhidos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente do país. No entanto, caso haja empate técnico entre os dois primeiros colocados para governador e presidente, haverá segundo turno em 30 de outubro.
As regras sobre horário são as mesmas para as duas datas:
- 1° turno: 2 de outubro;
- 2° turno: 30 de outubro;
- Horário: entre 08h00 e 17h00 (horário de Brasília).
Onde consultar zona eleitoral para as eleições 2022
Existem duas maneiras de consultar o local de votação nas eleições 2022, sendo que as opções são online. Quem possuí o título de eleitor impresso também tem essa informação descrita no seu documento. Os demais poderão utilizar os seguintes canais:
No site do TSE:
- Acesse o site do TSE e na opção “Serviços” escolha “Autoatendimento do Eleitor”;
- Agora, escolha “Onde votar”;
- Preencha informações como: número do título eleitor ou nome completo ou CPF; data de nascimento e nome da mãe. Em seguida clique em “Entrar”;
- O sistema vai informar: zona eleitoral, seção e endereço do colégio eleitoral.
No App e-Título:
- Acesse o aplicativo e-Título e faça login;
- Na primeira página será informada zona e seção eleitoral;
- Para saber o endereço clique em “Onde votar”;
- O App vai mostrar o endereço e uma rota para chegar até o local de votação.