Em cada ida ao supermercado, o brasileiro tem se deparado com mais aumentos no preço dos produtos. Vários fatores influem nessa alteração constante de preço e é preciso se planejar e pesquisar para conseguir economizar.
A inflação segue em alta, os reflexos da pandemia ainda estão em vigor e as mudanças nas taxas de juros do exterior são alguns dos fatores que vem influenciando os preços no Brasil. Uma das saídas para quem precisa economizar na hora de ir ao supermercado é voltar às pesquisas.
Anos atrás era comum para algumas famílias fazerem um levantamento de preço em diferentes estabelecimentos antes de decidirem onde comprariam determinados produtos. Essa tática, que hoje não é tão comum, pode ser a solução para sofrer menos com o orçamento.
Planejamento das compras para economizar
É importante saber que, mesmo os produtos básicos sofreram alterações de preço, então essa é a hora de abrir mão de alguns supérfluos. O planejamento começa na hora de fazer a lista do que será comprado e dos itens que podem esperar uma baixa nos preços ou promoções.
É importante estar atento a essas mudanças para economizar até 487% no pagamento da conta. O preço dos alimentos nos supermercados vem mudando com frequência nas prateleiras.
A segunda medida que pode levar à economia de algumas centenas de reais é a escolha do lugar onde comprar. Saber quais as opções de supermercado ou atacadista realmente tem preços que valem a pena. Para esse tipo de pesquisa, normalmente é interessante ver os dias em que existem promoções de categoria e se essas promoções são reais.
Já no supermercado a quanto vai se economizar se torna mais uma escolha a depender do orçamento de cada família e das marcas escolhidas. É possível pagar menos da metade de alguns preços se a marca escolhida não estiver entre as líderes de venda.
Com a inflação em alta e alguns produtos tendo o seu preço aumentado por outras variáveis, está cada vez mais comum encontrar produtos novos no mercado. Essas opções normalmente são variações mais baratas dos itens comuns. A mistura láctea é um exemplo de preparado que procura substituir o leite condensado.
Os derivados de laticínio tiveram uma explosão em seu preço comum e as misturas são uma opção menos custosa para os produtores. Por isso, o preço que é repassado para os clientes no supermercado pode ser mais interessante, apesar de não se tratar do mesmo produto.
Algumas medidas fáceis e lembretes para quem quer economizar
Existem outras dicas simples para economizar e não acabar saindo no prejuízo. Sendo fiel aos produtos que estão na lista e não se distraindo e acabar comprando algo que não precisa só porque o preço está interessante.
Estar atento à validade dos produtos comprados também evita o desperdício de dinheiro e alimento. Por mais que a ideia de comprar no atacado faça o preço diminuir, é importante saber o nível de consumo do grupo familiar.
E por último, uma dica bem simples mas que pode ajudar bastante: Não ir fazer compras enquanto estiver com fome ou próximo dos horários de refeição. Dessa maneira é mais fácil não comprar apenas baseado no estado atual de vontade de comer.