ENEM 2022: Novo Ensino Médio fará o exame MUDAR?

Nesse ano começou a ser implementado em todo o país o Novo Ensino Médio que fez com que os estudantes possam escolher o itinerário formativo que desejam estudar. Com a aproximação do Enem 2022 muitos estão se perguntando se esse novo modelo afeta o exame; entenda os desdobramentos da mudança.

ENEM 2022: Novo Ensino Médio fará o exame mudar?
ENEM 2022: Novo Ensino Médio fará o exame mudar? (Imagem: FDR)

A partir desse ano os estudantes que chegam ao ensino médio contam com um novo modelo, nele os estudantes têm a oportunidade de escolher o itinerário formativo que deseja estudar. Quem vai fazer o Enem 2022 deve estar se perguntando se o exame será afetado ou não por essa mudança.

Enem 2022 e Novo Ensino Médio

Antes de tudo é necessário entender o que de efetivamente mudou nessa etapa da educação básica nesse ano; as escolas de todo o país, públicas e particulares, passaram a oferecer os itinerários formativos.

De forma simples, eles são as áreas específicas que o estudante pretende estudar durante o ensino médio, ele pode escolher entre:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.
  • Linguagens e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
  • Matemática e suas tecnologias.
  • Formação Técnica e Profissional.

Essa mudança é gradual, ou seja, nesse ano de 2022 apenas os estudantes da 1ª série do ensino médio foram inseridos nesse novo sistema; em 2023 serão os da 2ª série e em 2024 os da 3ª, que são o público atendido pelo Enem.

Agora que você entendeu do que se trata essa mudança, precisa saber que, sim, o novo ensino médio também vai mudar o Enem. Mas, isso não vai acontecer no exame desse ano.

A expectativa é de que o Enem 2024 seja reformulado, afinal, será nesse ano que os estudantes da 3ª série do ensino médio passarão a contar com os itinerários formativos.

Mais informações sobre essas mudanças ainda devem ser publicadas pelo MEC e INEP, mas, já se sabe que o Exame Nacional do Ensino Médio continuará sendo aplicado em dois dias.

Sendo que o primeiro será com questões de formação geral, comum a todos os participantes e de acordo com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); enquanto o segundo dia terá provas específicas de acordo a área que buscará se aprofundar em um curso superior: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.