Falta pouco para o primeiro turno das eleições 2022, a data está marcada para o dia 2 de outubro. Nesta ocasião, pelo menos 156 milhões de pessoas devem ir até as urnas depositar seus votos para presidente da República, deputado estadual e federal, senador e governador do estado. Agora, os brasileiros começam a se perguntar quem vai ganhar as eleições 2022.
A resposta sobre quem vai ganhar as eleições 2022 será dada no dia 2 de outubro até às 20h após a contagem dos votos. Antes disso, no entanto, será possível ter uma prévia sobre quem são os candidatos mais fortes por meio de pesquisas de intenção de votos. Essas pesquisas entrevistam os eleitores e trazem qual a preferência do público sobre os nomes disponíveis para os cargos.
Para presidente da República e governado do estado existe a possibilidade do cargo ser definido apenas no segundo turno. Isso porque, essas são posições que podem ter empate técnico no primeiro turno, por isso, os eleitores terão a chance de escolher entre os dois primeiros colados.
São obrigados a votar as pessoas de 18 a 69 anos, quem tem mais de 70 anos ou de 16 a 17 podem votar, mas a sua participação é facultativa. Para participar das eleições 2022 basta comparecer ao seu colégio e zona eleitoral no dia 2 de outubro entre 08h00 e 17h00 apresentando um documento com foto.
Quem vai ganhar as eleições 2022 para presidente?
Os curiosos e ansiosos que desejam saber quem vai ganhar as eleições 2022 para presidente do país podem se basear nas mais recentes pesquisas. No dia 22 de setembro o Datafolha publicou um novo resultado, foram ouvidas 6.754 pessoas em 343 cidades, com uma margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.
O resultado final mostrou que logo no primeiro turno Luís Inácio Lula da Silva (PT) pode vencer as eleições presidenciais. Isso porque, o candidato atingiu 47% da preferência do público, e está 14 pontos a frente do segundo colocado o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) que possuí 33% de favoritismo.
Logo atrás veem: Ciro Gomes (PDT), que oscilou de 8% para 7%, e Simone Tebet (MDB), que segue com 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 2% para 1%, mantendo-se empatada no limite da margem com Tebet. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de votos.
Vale dizer que este é um parâmetro sobe o que de fato vai acontecer nas urnas em 2022. Porque são pouco mais de 6 mil pessoas entrevistadas, mas existem 156 milhões de eleitores, ou seja, são muitos cidadãos que podem ter opiniões divergentes. Por isso, para saber quem vai ganhar as eleições 2022 só esperando o dia do voto.