Receita Federal divulga QUAL taxa de correção do último lote da restituição do IRPF

Conforme já previa o calendário de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), o último lote de pagamentos acontece no dia 30 de setembro. Ainda não foi informado pela Receita Federal quantas pessoas serão beneficiadas neste último depósito, o que já foi divulgada é a taxa Selic que será aplicada sobre o valor pago para estes contribuintes.

Receita Federal divulga QUAL taxa de correção do último lote da restituição do IRPF
Receita Federal divulga QUAL taxa de correção do último lote da restituição do IRPF (Imagem: Montagem/FDR)

Como de costume, uma semana antes do pagamento da restituição do IRPF a Receita Federal libera o portal para consulta dos contemplados. Ao enviar a declaração o contribuinte fica sabendo se terá valores a restituir, no entanto, não sabe quando será pago e qual valor real deve receber. É por isso que a consulta é tão importante, na ocasião também é possível saber a taxa de correção aplicada ao lote.

Para o quinto e último lote, haverá a correção de 4,22%, com base na taxa básica de juros da economia. A Selic está em 13,75% ao ano, e embora a expectativa dos especialistas era de que houvesse redução desta cobrança, ela continuou a mesma na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, que aconteceu em 21 de setembro.

Neste ano de 2022 foram enviadas 36 milhões de declarações para a Receita Federal, 17,3 milhões já receberam a restituição do IRPF, mas nem todos têm direito a receber o valor. Isso porque, alguns contribuintes têm mais imposto a pagar do que deduções, e por isso não terão direito ao pagamento. Dos cerca de R$ 25 bilhões a serem pagos em restituição, faltam ser liberados R$ 7 bilhões.

Taxa de correção da restituição do IRPF

A cada novo lote é aplicada uma taxa Selic sobre o valor liberado de restituição do IRPF. O depósito do valor acontece na conta corrente informada pelo cidadão durante o envio da sua declaração. As restituições passam a ser corrigidas a partir do mês de junho, porque o prazo final para enviar o documento é 31 de maio.

Lote Data de depósito da restituição Correção
31 de maio 0,00%
30 de junho 1,00%
29 de julho 2,02%
31 de agosto 3,05%
30 de setembro 4,22%

Como consultar o pagamento

Para último lote de pagamento que está previsto para o dia 30 de setembro, a consulta ficará disponível no dia 23, uma semana antes.

Consulta no App Meu Imposto de Renda ou portal e-CAC:

  • Acesse o App do Imposto de Renda ou o portal e-CAC e faça login com dados do Gov.br;
  • Selecione a opção “Restituição”, em seguida “Consultar restituição”;
  • Tenha acesso a data de pagamento na sua conta, caso tenha sido contemplado neste lote.

Consulta no site da Receita Federal:

  • Acesse o site da Receita Federal e selecione “Imposto de Renda”;
  • Agora, opte por “Consultar a restituição” e depois “Iniciar”;
  • Informe: CPF, data de nascimento e o copie o código de verificação. Em seguida, selecione “Consultar”;
  • Tenha acesso a data de pagamento na sua conta, caso tenha sido contemplado neste lote.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com