Inscrição online no Cadastro Único: Veja como fazer o CadÚnico e agendar seu atendimento

O Cadastro Único online pode ser uma alternativa bastante prática para aqueles brasileiros que querem se inscrever nos programas de distribuição de renda do Governo, mas não querem enfrentar longas filas.

Com o crescimento do número de inscritos no Auxílio Brasil, a procura pelo CadÚnico também cresceu e a inscrição pela internet pode facilitar o processo de entrada no sistema do Governo.

INSCRIÇÃO NO CADÚNICO: COMO AGENDAR ATENDIMENTO PARA FAZER O CADASTRO ÚNICO

O Cadastro Único é a plataforma que os governos das esferas federal, estaduais e municipais utiliza para armazenar os dados socioeconômicos dos cidadãos de baixa renda.

Cadastro Único online

Para se inscrever no Cadastro Único online é preciso fazer parte do público acolhido pelo sistema, ou seja, pertencer a famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

A família também pode ser unipessoal, ou seja, composta por cidadãos que moram sozinhos.

As famílias interessadas em realizar o cadastramento podem fazer o pré-cadastro através do aplicativo Cadastro Único ou por meio da sua versão web, pelo endereço https://cadunico.cidadania.gov.br.

Como funciona a inscrição

O pré-cadastro online é opcional e não substitui a ida do representante familiar até um dos postos de atendimento do Cadastro Único.

Após realizar o procedimento pela internet, o usuário tem 120 dias para comparecer até um posto de atendimento presencial com os documentos de identificação dos componentes da família.

É importante fornecer todos os dados corretamente. Serão solicitadas as informações do domicílio, identificação de cada pessoa da família, escolaridades, situação de trabalho e renda, por exemplo.

Tenho Cadastro Único, vou receber o Auxílio Brasil?

Não necessariamente. O Cadastro Único não significa que o cidadão terá acesso ao Auxílio Brasil instantaneamente. A seleção para o programa acontece com base nos critérios estabelecidos. No entanto, além do Auxílio Brasil, o cidadão também poderá participar dos seguintes programas:

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.
Sair da versão mobile