Com a Selic mantida em 13,75%, como ficam os investimentos e empréstimos?

Pontos-chave
  • O Banco Central encerrou o ciclo de aumentos da taxa Selic;
  • A Selic alta torna os investimentos de renda fixa mais atrativos;
  • A taxa básica de juros elevada desestimula as solicitações de empréstimos.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (21), manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. Por se tratar de uma taxa básica de juros da economia, a Selic causa reflexo direto em investimentos e empréstimos.

Com a Selic mantida em 13,75%, como ficam os investimentos e empréstimos?
Com a Selic mantida em 13,75%, como ficam os investimentos e empréstimos? (Imagem: Montagem/FDR)

Após manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, o Copom encerrou o maior ciclo de aumento dos juros em 23 anos. Desde março do ano passado, o Banco Central tinha elevado a taxa básica de juros da economia por 12 vezes seguidas.

A decisão mais recente do colegiado não foi tomada de modo unânime. Dos nove membros presentes, dois votaram pelo aumento residual de 0,25 ponto percentual. Já os outros sete apontaram a preferência pela manutenção da Selic.

Essa manutenção da taxa básica de juros ocorre em meio à desaceleração da inflação. Tanto em julho quanto agosto, o país registrou uma variação negativa da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Vale destacar que a taxa Selic é o principal instrumento usado pela autoridade monetária para manter a inflação dentro da meta. A taxa básica de juros influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de investimentos de renda fixa e empréstimos, por exemplo.

Como ficam os investimentos com a Selic em 13,75%?

Por conta da decisão de manter a Selic em 13,75%, os investimentos de renda fixa, que são atrelados à própria taxa básica de juros, seguirão atrativos.

Segundo levantamento do buscador financeiro Yubb, com a Selic atual, os melhores retornos são oferecidos por debêntures incentivadas, e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs). Ainda cabe destacar que essas opções contam com isenção de Imposto de Renda (IR).

No período de 12 meses, estes são os rendimentos previstos para investimentos de renda fixa:

* Estas aplicações contam com isenção de Imposto de Renda

Renda Fixa vs Variável: Qual a melhor opção para pequenos investimentos?

Já com o desconto do Imposto de Renda, estes são os rendimentos previstos após 12 meses:

Confira a calculadora de investimento do FDR:

Poupança segue com rentabilidade menos atrativa

Desde dezembro do ano passado, a poupança segue com a mesma rentabilidade. Isso acontece por conta das regras que definem a remuneração do investimento mais tradicional do país.

Desde 2012, a caderneta de poupança conta com dois tipos de remuneração. Esta é a regra da modalidade:

Ou seja, mesmo que a taxa Selic registre o maior patamar em seis anos, a poupança segue com a rentabilidade ‘estacionada’ há meses.

A taxa Selic é usada pelo Banco Central como forma de controlar a inflação
A taxa Selic é usada pelo Banco Central como forma de controlar a inflação (Imagem: Montagem/FDR)

Como ficam os empréstimos com a Selic em 13,75%?

Pelo fato de que o Copom decidiu manter a Selic no mesmo patamar da reunião anterior, as taxas de juros de empréstimos também devem permanecer as mesmas.

Apesar disso, cabe ressaltar que a taxa básica de juros está no maior patamar em seis anos. Ou seja, os consumidores vêm precisando pagar altos juros em operações de crédito nos últimos meses.

Segundo um levantamento realizado pelo Procon-SP, ao considerar os seis maiores bancos do país, a taxa média do empréstimo pessoal registrou aumento médio de 1,74% em relação ao mês anterior.

Em agosto, o Copom havia elevado a Selic pela última vez, de 13,25% ao ano para 13,75% ao ano.

Quando o Banco Central aumenta a taxa Selic, fica mais caro tomar dinheiro emprestado. Isso ocorre porque os juros cobrados nessas operações também aumentam. Como resultado, as pessoas são desestimuladas a consumir — de forma a provocar a queda da inflação.

Confira a calculadora de empréstimo pessoal do FDR:

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile