Vários GOLPES estão circulando no AIRBNB. Saiba como se prevenir

O brasileiro não tem paz nem no momento que planeja uma viagem. Ao entrar na internet para escolher um destino, o internauta se depara com uma grande quantidade de sites de marketplace, como Airbnb e outros, que oferecem uma grande variedade de opções. É justamente neste ponto que golpistas estão agindo para enganar os consumidores.

Um golpe muito comum e que segue fazendo diversas vítimas é o da criação de sites falsos que simulam os portais verdadeiros e induzem o consumidor a pagar por uma reserva que nunca acontecerá de verdade.

Como o golpe é planejado 

Em geral, as características deste tipo de golpe são bem definidas. Normalmente, o contato inicial é feito pelo Airbnb oficial ou portais de classificados como Craigslist, Idealista, Imovelweb e OLX. Para chamar a atenção da vítima, o golpista prepara um com  preço interessante, boa localização e fotos caprichadas. Quando a vítima é fisgada, geralmente a comunicação é desviada para o email.

Após este início, o roteiro da enganação costuma ser o mesmo: a pessoa teria se desfeito daquela casa para ir viver em outra cidade ou país. Como ir até o local não seria algo fácil, não é oferecido a possibilidade de uma visita e a melhor opção para alugar seria através do Airbnb.

O golpista se vale da confiança que a plataforma possui para enganar o consumidor e a vítima acaba caindo no golpe. Logo depois, aparece no email da vítima,  um convite de reserva que pede o adiantamento de um mês, mais um caução (procedimento normal para aluguéis de longo prazo), que utiliza um modelo muito similar com os enviados oficialmente pela empresa verdadeira.

Como todos os emails possuem a identidade visual do Airbnb, eles parecem oficiais no primeiro momento. Ao clicar no botão de reserva, a pessoa é direcionada para uma cópia extremamente similar do site verdadeiro, com avaliações e dados no anúncio e ainda com as políticas de proteção ao consumidor caso cancele o contrato.

No momento do pagamento, o golpista leva a vítima a efetuar uma transferência com o valor da reserva, deixando quase impossível rastrear o golpe.

Como se prevenir?

Para se preferir deste tipo de golpe, desconfie de valores muito baixos e se atente para saber se realmente está acessando o site verdadeiro do Airbnb.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.