O cartão virtual do Auxílio Brasil chegou ao Caixa Tem. O Governo Federal liberou a ferramenta na última terça-feira, (20), possibilitando o uso da ferramenta junto à liberação atual do nono calendário de pagamentos.
Há alguns meses o Governo Federal já havia iniciado a emissão e distribuição da ferramenta. O modelo físico chegou às mãos de 3,2 milhões de beneficiários que também terão acesso ao cartão virtual do Auxílio Brasil. A previsão é para que as primeiras remessas atendam 6,6 milhões de famílias vulneráveis atendidas pelo programa desde novembro de 2021.
Desta forma, além de usar a ferramenta atualizada no modelo de chip, permitindo compras no débito em estabelecimentos comerciais, além de efetuar saques pontuais, o beneficiário também poderá realizar compras online com o cartão virtual do Auxílio Brasil. A ferramenta estará disponível para todos os beneficiários do programa, até mesmo aqueles que ainda não receberam o novo cartão físico.
“O cartão virtual chega na frente para as famílias que ainda não receberam o novo cartão do Auxílio Brasil para ir treinando e usufruindo dessas novas funcionalidades. Mas o cartão físico continua e vem sendo distribuído”, disse o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.
https://www.youtube.com/watch?v=6-trO5acgg8
Solicitação do cartão virtual do Auxílio Brasil
A aquisição do cartão virtual do Auxílio Brasil deve ser feita através do aplicativo Caixa Tem, que gerencia a conta poupança social digital do beneficiário. Ao acessar a versão mais recente da plataforma, o cidadão já consegue visualizar a opção que abriga a ferramenta no menu inicial. Basta clicar no respectivo botão para fazer uso.
Com a nova funcionalidade, o beneficiário da transferência de renda será capaz de fazer compras online com o cartão virtual do Auxílio Brasil que gera números automáticos e códigos de segurança temporários, bem como por QR Code.
A ferramenta também será um intermédio para os saques em caixas eletrônicos, correspondentes Caixa Aqui e Casas Lotéricas, desde que o cidadão esteja com o documento de identificação social em mãos. Destacando que o benefício deve ser movimentado em até 120 dias, do contrário, o valor retornará aos cofres públicos.
Benefícios do cartão do Auxílio Brasil
- Saques em bancos 24h, limitados a 2 por mês;
- Recebimentos e transferências ilimitados pelo PIX;
- Transferências para contas de outros bancos, limitada a três por mês;
- Saques em terminais de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente bancário, limitado a dois por mês;
- Transferências ilimitadas entre contas da Caixa Econômica Federal.