- O último pagamento da restituição do IRPF acontece em 30 de setembro;
- A consulta do pagamento acontece online em alguns canais;
- A liberação da última consulta acontece em 23 de setembro.
Quando envia a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o cidadão fica sujeito a receber uma parcela de volta referente ao que foi pago. Trata-se da restituição do IRPF, quantia que funciona como uma espécie de “troco” que a Receita Federal libera ao contribuinte ao constatar que ele pagou mais do que deveria. São cinco lotes de pagamento, ao todo, que podem ser consultados online.
É de praxe que a restituição do IRPF seja paga, em 2022 foram liberados cinco lotes de pagamentos. O último será depositado no dia 30 de setembro, e por hora não existem informações sobre o número de pessoas que serão beneficiadas. No pagamento anterior, em agosto, foram R$ 6 bilhões para mais de 4,4 milhões de contribuintes. Acredita-se que neste lote os valores devem ser próximos.
O valor liberado é informado logo quando o cidadão envia a sua declaração, o programa do IR diz se haverá valor a ser restituído e aproximadamente a quantia que será paga. Mais os valores podem ser ainda maiores, isso porque a cada mês existe a correção dos depósitos com base na taxa Selic.
Quem recebe a restituição do IRPF?
O pagamento da restituição do IRPF é liberado para todos os contribuintes que tiveram valor a deduzir. Isso é, informaram por meio da declaração quais foram os pagamentos realizados durante o ano, e que por isso receberam desconto no valor final do Imposto de Renda.
É como se parte da quantia que foi pago fosse devolvida ao consumidor. Quando não houveram deduções, o contribuinte não recebe a restituição. Nos lotes de pagamento ainda é colocada uma ordem de prioridade sobre quem recebe os valores de restituição antes dos demais. São eles:
- Contribuintes idosos acima de 60;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Quem enviou a declaração dentro do prazo.
Neste último quesito, a cada lote há prioridade para quem enviou a declaração em uma determinada data. No primeiro pagamento, que aconteceu em maio, foram beneficiados aqueles que entregaram o documento até março, no quinto lote serão inclusos os que deixaram para enviar o documento perto do fim do prazo.
Onde é feito o pagamento da restituição?
O valor a ser recebido pela restituição do IRPF será depositado na conta corrente em nome do contribuinte, e que foi informada no envio da declaração do Imposto de Renda. Válido tanto para contas em bancos tradicionais, como para aquelas criadas em bancos digitais.
Caso tenha direito ao pagamento, consulte a sua consulta, mas não tenha acesso ao valor, o cidadão pode solicitar o resgate no Banco do Brasil no prazo de 1 ano. Usando os seguintes canais:
- Agência do Banco do Brasil – apresentando documento com foto;
- Site do Banco do Brasil;
- Agendando o crédito em conta nos telefones: 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
Como consultar a restituição do IRPF 2022
A consulta ao lote de restituição do IRPF acontece online, usando o site da Receita Federal, o portal e-CAC ou o App Meu Imposto de Renda. As informações referentes ao lote são disponibilizadas sempre uma semana antes do pagamento, como o último depósito acontece em 30 de setembro, a previsão é que a consulta esteja disponível no dia 23 desse mês.
O aplicativo e o sistema e-CAC exigem que seja feito um login de reconhecimento mais detalhado do contribuinte, enquanto o site da Receita libera o resultado com dados básicos.
Consulta no App Meu Imposto de Renda ou portal e-CAC:
- Acesse o App do Imposto de Renda ou o portal e-CAC e faça login com dados do Gov.br;
- Selecione a opção “Restituição”, em seguida “Consultar restituição”;
- Tenha acesso a data de pagamento na sua conta, caso tenha sido contemplado neste lote.
Consulta no site da Receita Federal
- Acesse o site da Receita Federal e selecione “Imposto de Renda”;
- Agora, opte por “Consultar a restituição” e depois “Iniciar”;
- Informe: CPF, data de nascimento e o copie o código de verificação. Em seguida, selecione “Consultar”;
- Tenha acesso a data de pagamento na sua conta, caso tenha sido contemplado neste lote.
Malha fina
Quem não foi incluso em nenhum lote pode estar com erros na sua declaração, e precisa consultá-los para resolver. Neste caso, devem acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o portal e-CAC. Em seguida seguir o passo a passo:
- Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” no e-CAC, ou “Extrato da DIRPF” no app;
- Na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”;
- Você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.
Faça a correção em “Retificar”, e caso tenha direito a restituição o dinheiro finalmente será liberado.