Muito tem sido falado sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, inclusive alguns bancos já estão cadastrando os interessados. Ainda assim, o crédito ainda não começou a ser liberado, e depende de uma regulamentação do Ministério da Cidadania. A contratação desta linha de crédito vai acontecer diretamente com as instituições bancárias.
O crédito consignado do Auxílio Brasil vai permitir o comprometimento de até 40% da parcela recebida com o benefício. Isso significa que aqueles que todos os meses recebem R$ 400, poderão ter acesso a um empréstimo que permita o pagamento de até R$ 160 por mês. O valor final do crédito deve ser avaliado pelo banco, considerando os juros e o prazo para quitar o contrato.
AUXÍLIO BRASIL: suspensão do EMPRÉSTIMO CONSIGNADO pode beneficiar a população
Inclusive, tem sido a taxa de juros a responsável por atrasar a liberação do empréstimo. É que o Ministério da Cidadania defende uma cobrança mensal próxima ao que hoje é cobrada dentro da linha do consignado, para aposentados e pensionistas o limite é de 2,14% ao mês.
No entanto, alguns bancos e financeiras têm oferecido um crédito com valores bem acima deste total. Algo em torno de 5% a 7% ao mês, e conforme apurou o Estadão há cobranças que chegam a 86% ao ano, o que tem preocupado especialistas porque pode desenvolver o endividamento das famílias beneficiadas.
Solicitação do empréstimo do Auxílio Brasil será no Caixa Tem?
Na verdade, a contratação do empréstimo do Auxílio Brasil não acontecerá exclusivamente pelo Caixa Tem. Existe sim a possibilidade de que o aplicativo da poupança social ofereça o consignado pelo meio online, já que a Caixa Econômica já informou que vai aderir ao produto e prometeu as melhores taxas de juros.
No entanto, outros bancos também poderão oferecer o empréstimo consignado. Neste caso, o pedido do crédito acontecerá juntamente com a instituição que o cidadão escolheu para a contratação. A grande maioria deve possibilitar o repasse por meio online, e quando liberado o valor deve ser depositado na conta que foi aberta pelo banco.
Bancos que vão liberar o empréstimo
Alguns bancos negaram o oferecimento do crédito, como foi o caso do Bradesco, Itaú e Santander. Eles alegam que o empréstimo para beneficiados do Auxílio Brasil pode endividar uma parcela da população que já vive com baixa renda. Por isso, preferem não liberar o dinheiro.
Em contra partida, outras instituições já anunciaram que farão a liberação do consignado, e inclusive estão fazendo o cadastro dos interessados. Uma lista como:
- Caixa Econômica Federal
- Banco Pan
- Banco Safra
- BMG
- Daycoval
- Facta Financeira
- Lojas Pernambucanas