CARTÃO do AUXÍLIO BRASIL: siga esses passos para ATIVAR seu dispositivo

Pontos-chave
  • Cartão do Auxílio Brasil já chegou a 3,2 milhões de beneficiários do programa;
  • Ferramenta pode ser usada para saques parciais, integrais e para pagar compras;
  • Desbloqueio do cartão deve ser feito em duas etapas, sendo pelo telefone e presencialmente em uma unidade da Caixa.

O cartão do Auxílio Brasil já começou a ser distribuído. Por iniciativa do Ministério da Cidadania, até agora, 3,2 milhões de unidades já chegaram às mãos de uma parcela dos 20,2 milhões de beneficiários.

CARTÃO do AUXÍLIO BRASIL: siga esses passos para ATIVAR seu dispositivo
CARTÃO do AUXÍLIO BRASIL: siga esses passos para ATIVAR seu dispositivo. (Imagem: FDR)

Tiveram prioridade na entrega do cartão do Auxílio Brasil, os beneficiários residentes de cidades que não contam com canais de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) à plena disposição ou com unidades reduzidas. Logo, a ferramenta chegou para modernizar e facilitar os trâmites de recebimento e uso do benefício. 

Diferentemente do cartão do Bolsa Família que podia ser usado para realizar um único e integral saque do benefício, o cartão do Auxílio Brasil permite saques parciais além da possibilidade de ser usado na função débito automático para pagar compras em estabelecimentos comerciais.

O beneficiário do Auxílio Brasil também poderá usar a ferramenta para fazer saques parciais ou integrais nos terminais eletrônicos da Caixa Econômica ou em bancos 24 horas. O ministério destacou que a tecnologia de chip de contato torna o cartão ainda mais seguro, reduzindo as chances de clonagem.

O cartão visa atualizar os beneficiários, principalmente aqueles que ainda utilizavam o cartão do programa social antecessor do Auxílio Brasil, o Bolsa Família. A distribuição é feita com base nos endereços registrados pelas famílias no sistema do Cadastro Único (CadÚnico).

De acordo com o Ministério da Cidadania, até agora já foram emitidos 3,2 milhões de unidades do novo cartão do Auxílio Brasil com chip. A previsão é para que as primeiras remessas atendam cerca de 6,6 milhões de famílias incluídas no programa a partir de novembro de 2021.

Composição do cartão do Auxílio Brasil

 A frente do novo cartão do Auxílio Brasil dispõe essas informações:

  • Identificação do Programa Auxílio Brasil;
  • Número do cartão;
  • NIS do Responsável Familiar (RF);
  • Nome do RF;
  • Validade do cartão;
  • Número da conta.

Já o verso do cartão apresenta estes dados:

  • Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
  • Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
  • Bandeira do Caixa Aqui;
  • QR Code;
  • Bandeira do banco 24Horas; 
  • Bandeira da Elo ou Visa.

Ativação do cartão do Auxílio Brasil

O desbloqueio do cartão deve ser feito por telefone ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil pelo telefone 111. É necessário que o beneficiário tenha em mãos, além do cartão do programa, o seu Número de Inscrição Social (NIS), carteira de identidade e CPF, pois esses dados podem ser solicitados pela Central de Atendimento.

Após realizar o procedimento por telefone, o beneficiário deve comparecer a uma unidade lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.

Cadastramento de senha do cartão do Auxílio Brasil

Todo cartão requer uma senha de segurança para ser usado, evitando fraudes e saques indevidos. A novidade é que a senha do novo cartão do Auxílio Brasil deverá ser cadastrada pelo aplicativo da conta poupança social digital, o Caixa Tem. A decisão foi tomada visando facilitar o processo para o beneficiário sem que ele precise sair de casa.

Quem já tiver o cartão em mãos terá a chance de usá-lo assim que os depósitos da nona parcela começarem a ser liberados a partir da próxima segunda-feira, (19). Antes, é preciso cadastrar a senha executando este passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
  3. Clique em “criar senha do cartão”.

Solicitação do cartão do Auxílio Brasil

O cartão do Auxílio Brasil será enviado pelos Correios e entregue diretamente no endereço do que o beneficiário registrou no Cadastro Único (CadÚnico). Portanto, não há nenhuma iniciativa de solicitação da ferramenta a ser tomada para receber o cartão do Auxílio Brasil

O que o beneficiário pode fazer é manter a inscrição no CadÚnico atualizada. Mudanças de endereço, telefone ou composição do grupo familiar são essenciais e às quais é preciso ter bastante atenção. 

A atualização cadastral pode ser feita pelo site ou aplicativo do Cadastro Único. As plataformas recentemente reestruturadas oferecem estes serviços:

  • Consulta por CPF;
  • Consulta simples;
  • Consulta completa;
  • Pré-cadastro;
  • Comprovante de cadastro;
  • Atualização cadastral por confirmação;
  • Meus benefícios;
  • Postos de atendimento.

Para atualizar os dados, basta apresentar todos os documentos pessoais do representante familiar e de todo o grupo que reside na mesma casa, os mesmos fornecidos durante a inscrição. A atualização deve ocorrer, obrigatoriamente, a cada dois anos, ou quando houver qualquer mudança na estrutura familiar, como endereço, telefone, renda, nascimento ou morte.

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.