- Os principais serviços previdenciários podem ser realizados no Meu INSS;
- O atendimento online é importante para poupar o tempo do segurado;
- Solicitação de benefício e perícia médica são serviços disponíveis.
A fim de modernizar os serviços previdenciários, foi criado o Meu INSS, portal que reúne uma série de situações envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social. O acesso pode ser feito tanto pelo site como usando o aplicativo, ao fazer login no sistema o segurado é reconhecido e poderá acessar informações relacionadas a sua vida profissional e pedido por benefícios.
Modernizando o atendimento pelo Meu INSS, a Previdência Social permite que o cidadão acesse de qualquer local as principais informações sobre os sua aposentadoria ou pensão. Diversas novidades têm sido inclusas neste sistema a fim de que as pessoas procurem menos as agências, e consigam utilizar os serviços online.
O problema de superlotação de pedidos que chegam ao INSS, mas que ficam sem resposta tem crescido cada vez mais. Além disso, por conta da crise que envolveu a greve dos peritos médicos, o tempo de espera para conseguir perícia médica também tem sido um dos principais problemas.
Pensando nisso, tanto o pedido por um novo benefício como a realização de perícia documental estão sendo feitos pelo Meu INSS. O primeiro passo é fazer login neste sistema, permitindo que o sistema virtual reconheça o trabalhador ou aposentadoria e pensionista.
Como criar login no Meu INSS
Unificando todos os portais da rede pública de atendimento, o Gov.br também tem sido usado para login no Meu INSS. Quem já possuí registro neste sistema pode usá-lo no aplicativo ou site do INSS, caso contrário deve criar sua conta de forma bem rápida. Confira como fazer:
- Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS e clique em “Entrar”;
- Agora selecione “Entrar com gov.br” e digite senha e CPF caso já tenha cadastro. No primeiro acesso selecione “Crie sua conta”;
- Escolha uma forma de validação de cadastro (a mais simples é usando o número do CPF);
- Preencha seus dados cadastrais como CPF e nome completo;
- Habilite o cadastro com um e-mail ou SMS;
- Crie sua senha e confirme.
Serviços liberados online pelo INSS
Ao acessar tanto o site quanto o aplicativo do Meu INSS, o cidadão vai se deparar com uma série de serviços. Entre os principais e mais acessados estão opções como:
- Agendamento de atendimento presencial
- Extratos de pagamento
- Agendamento e consulta de perícia médica
- Solicitação de benefícios, auxílios e pensões, como é o caso do salário-maternidade ou BPC
- Solicitar (dar entrada) no pedido da aposentadoria
- Realizar simulação da aposentadoria INSS
- Solicitar requerimentos
- Agendar ou até mesmo fazer a Prova de Vida INSS de forma digital
- Conferir calendário de pagamentos (tabela do INSS)
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Ter acesso a Carta de Concessão;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Declaração de Benefício do INSS;
- Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
- Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
- Encontre uma Agência física do INSS;
- Enviar documentos digitalizados;
- Extrato de Contribuição CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
- Recursos e revisões
- Solicitar pagamento de benefício não recebido
- Verificar autenticidade de documentos
Como solicitar benefícios do INSS online
Quem pretende facilitar o acesso aos benefícios previdenciários, pode usar do Meu INSS para fazer o seu pedido. O grande diferencial é a possibilidade de cumprir com as etapas do requerimento sem comparecer de forma presencial até uma agência. Poupando tempo do segurado, e permitindo que ele acompanhe sua solicitação sempre online.
- Acesse o Meu INSS e faça login;
- Selecione “Novo requerimento” e digite no campo de busca o benefício desejado;
- Clique sobre o benefício e confira se possuí os requisitos necessários;
- Anexe os documentos solicitados por meio de imagens;
- Confirme.
Caso haja necessidade de comparecimento em uma agência, será preciso agendar o atendimento pela central telefone 135.
Perícia médica pelo Meu INSS
Considerando que pessoas que necessitam de benefícios por incapacidade estavam aguardando um longo período para conseguir passar por perícia médica, e então ter direito ao seu salário, foi liberada a perícia pelo Meu INSS. Neste caso, fica permitido que o cidadão envie um atestado médico comprovando que está incapaz.
Para isso, este documento não pode estar rasurado e precisa ter sido emitido no máximo 30 dias antes do pedido pelo auxílio. Além disso, deve conter o nome do médico que constatou a doença e o período que este profissional recomenda para o afastamento.
Tendo este registro em mãos, o próximo passo é enviar o atestado dessa forma:
- Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS e selecione “Agendar perícia”;
- Agora escolha “Perícia inicial”, caso já tenha um exame marcado opte por “Novo requerimento”;
- Confira os documentos necessários para o pedido e confirme;
- Entre com login do Gov.br e concorde com os termos;
- Digite o seu CEP para conferir as agências mais próximas;
- Ao selecionar o endereço o sistema vai informar se existe a possibilidade de optar pela perícia documental;
- Anexe os documentos solicitados.