Álbum da Copa vai parar no PROCON após reclamações de colecionadores

O álbum da Copa do Mundo 2022 já é um sucesso no Brasil, no entanto diversos consumidores recorreram ao Procon-SP para fazer reclamações relacionadas ao livro ilustrado. A plataforma Reclame Aqui também foi usada por colecionadores para expressar o descontentamento com a editora Panini, responsável pelo álbum, de problemas como não entrega ou atrasos nas entregas.

Somente no mês passado, de acordo com o Procon, foram recebidas pelo órgão 432 reclamações contra a editora Panini relativas aos motivos citados acima. A editora então foi notificada pelo Procon-SP no início de setembro, onde foi solicitado um esclarecimento a respeito da venda de combos, álbuns e figurinhas individuais  da Copa do Mundo 2022.

O Procon-SP quer saber, entre outros pontos, quais são os prazos de entrega de cada produto; se os prazos estão sendo obedecidos; de que forma a empresa avisa os clientes caso precise alterar a data de entrega; o que a editora está fazendo para resolver os problemas e se é oferecido aos clientes um canal de comunicação para resolver questões como esta.

O site Reclame Aqui também foi usado por colecionadores para se queixar. De acordo com a empresa, no mês de agosto a Editora Panini acumulou 2.105 reclamações a respeito do álbum e figurinhas da Copa. 

O que disse a Panini

A editora Panini enviou uma nota ao portal Invest News que fala sobre as queixas relativas ao álbum da Copa. Confira:

A Editora Panini vem aumentando exponencialmente o volume de produção do álbum e das figurinhas da FIFA World Cup Qatar 2022™ e trabalha de forma contínua junto a parceiros e fornecedores para atender a alta demanda pelo produto no mercado. 

A fim de melhorar o atendimento e dar vazão às demandas, a empresa aumentou o efetivo de pessoas focadas no atendimento ao cliente e trabalha com o sistema URA para agilizar o processo.

Com intuito de buscar alternativas de distribuição ao consumidor, desde o início das vendas, a editora também estabeleceu diversas parcerias comerciais com os principais varejistas nacionais, distribuídos por todo o país.  

Por fim, a empresa reforça que implementou melhorias e tem trabalhado intensamente para sanar todas as solicitações no menor tempo possível e atender os consumidores com qualidade.”

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.