Presidente do STF nega que CARTÃO do AUXÍLIO BRASIL seja usado em campanha eleitoral

Foi rejeitado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, o pedido do governo federal para usar o lançamento do cartão do Auxílio Brasil na propaganda eleitoral. O ministro reconhece que existe necessidade de informar sobre o recebimento do cartão, mas não enxerga urgência para que este movimento seja incluso durante o período eleitoral.

Presidente do STF nega que CARTÃO do AUXÍLIO BRASIL seja usado em campanha eleitoral
Presidente do STF nega que CARTÃO do AUXÍLIO BRASIL seja usado em campanha eleitoral (Imagem: FDR)

Desde julho deste ano o Ministério da Cidadania tem enviado o cartão do Auxílio Brasil para as famílias inscritas. Foi indicado o interesse em repassar o documento para pelo menos 6,6 milhões de famílias que foram inclusas no programa desde novembro de 2021, e assim tem sido feito. O objetivo da campanha do governo era informar sobre o uso do novo cartão, e a continuidade do cartão antigo ainda com nome do Bolsa Família. 

No texto que recusa a publicidade do documento durante horário eleitoral, Alexandre alega que: “A despeito da necessidade de divulgação ampla do recebimento e uso do novo “Cartão Auxílio Brasil“, não ficou comprovada a urgência da publicidade e a necessidade de sua realização em período eleitoral“.

O ministro não nega que uma campanha informando sobre o cartão do Auxílio Brasil seja transmitida nos canais abertos, mas acredita que isso pode ser feito após o período de propaganda eleitoral. Justificando que: “podem ser divulgadas [informações sobre o cartão] após o período eleitoral, sem qualquer prejuízo do recebimento e uso do auxílio por parte dos beneficiários“.

Esta decisão precisou passar pelo TSE porque segundo a Lei das Eleições, qualquer publicidade relacionada ao governo federal durante o período de propaganda eleitoral deve ser autorizada pelo Tribunal.

Novidades do cartão do Auxílio Brasil

O governo federal investiu na substituição do cartão do Bolsa Família pelo cartão do Auxílio Brasil. Além da troca de nome e logotipo, o documento foi modernizado e traz novas funções que pretendem tornar a vida do beneficiário mais prática. Permitindo, por exemplo, que sejam feitas ações como:

  • Chip que reduz as chances de clonagem;
  • Função débito que permite compras usando a maquininha de cartão;
  • Saque em banco 24h;
  • Saque nos caixas eletrônicos da Caixa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]