O vestibular unificado 2023 da instituição vai oferecer 3 mil vagas ao todo. Os candidatos poderão escolher entre cursos técnicos e de graduação, ambos presenciais. As inscrições começam na próxima semana; veja mais detalhes e como participar.
O Instituto Federal do Tocantins lançou o edital do seu vestibular unificado 2023 que oferece ao todo 3.000 vagas, sendo 1.705 vagas para cursos técnicos e 1.295 vagas para cursos de graduação. As provas serão aplicadas no dia 9 de novembro de 2022 presencialmente em diversas cidades.
A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 12 de dezembro desse ano e os estudantes selecionados devem ingressar no IFTO no próximo ano.
Vestibular unificado 2023 IFTO
A seleção oferece vagas nos campis de Lagoa da Confusão; Pedro Afonso; Araguaína; Araguatins; Colinas do Tocantins; Dianópolis; Gurupi; Palmas; Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Confira os tipos de cursos disponíveis:
Cursos Técnicos:
- Cursos técnicos integrados ao ensino médio: formação técnica junto com o período regular do ensino médio com duração de 3 anos. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino fundamental.
- Cursos técnicos concomitantes ao ensino médio: formação técnica paralela ao período regular do ensino médio. Poderão se inscrever os candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e estejam matriculados e cursando o ensino médio.
- Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: formação técnica após o término do ensino médio. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino médio.
Cursos de Graduação:
- Bacharelado: curso que possibilita o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultura; geralmente tem duração mínima de quatro a cinco anos. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino médio.
- Licenciatura: curso com foco nas competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado; geralmente tem duração mínima de três anos e meio a quatro anos. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino médio.
- Tecnologia: formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo. Tem duração média de três anos. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino médio.
Para conferir todos os cursos disponíveis na seleção, acesse o edital.
Inscrições vestibular IFTO
As inscrições poderão ser feitas entre 13 de setembro e 19 de outubro através do site do processo seletivo; a taxa de participação tem o valor de R$ 40 para os cursos de graduação; e R$ 20,00 para os cursos técnicos concomitantes, integrados e subsequentes ao ensino médio.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.