MEC assume ter cometido erro no PROUNI 2022.2

Ministério da Educação enviou e-mail às universidades comunicando um erro no sistema do PROUNI 2022.2. Pasta informou que os ajustes foram feitos, mas estudantes podem ser prejudicados; entenda o que aconteceu.

MEC assume ter cometido erro no PROUNI 2022.2
MEC assume ter cometido erro no PROUNI 2022.2 (Imagem: FDR)

No dia 1º de setembro o Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de estudantes pré-selecionados pelo Programa Universidade Para Todos. O Prouni 2022.2 ofereceu vagas em cursos de graduação em instituições particulares de todo o país.

Acontece que o MEC enviou um e-mail para as universidades notificando um erro cometido pelo sistema. No texto a pasta informa que errou ao ofertar 257 bolsas duplicadas na 2ª chamada do Prouni 2022.2.

O MEC ainda não informou se os estudantes quais as medidas serão tomadas para que os estudantes não sejam prejudicados. Afinal, com esse erro dezenas de estudantes foram selecionados para vagas que não existem.

Erro do MEC no Prouni 2022.2

Confira abaixo o texto enviado pelo Ministério da Educação às instituições participantes do programa:

“O Ministério da Educação informa que realizou uma varredura no sistema do Prouni e identificou inconsistências que resultaram na oferta de bolsas duplicadas na segunda chamada do Prouni.Com o objetivo de garantir o cumprimento das regras do edital do Programa, e conforme orientação da Consultoria Jurídica da pasta, foram realizados os ajustes com a exclusão das bolsas equivocadamente geradas pelo sistema.

Assim, informamos que foi necessária a recuperação de backup do Sistema do Prouni do dia 04/09/2022. Isto significa que todas as operações realizadas no SisProuni desde o dia 04/09/2022 deverão ser refeitas.

O MEC reforça que a definição segue estritamente o edital e normativos do certame e que medidas para sanar os equívocos foram tomadas tão logo a situação foi identificada com o objetivo de garantir a equidade de condições previstas nos normativos”.

Em nota enviada pelo MEC ao G1, a pasta informou que o número de 257 bolsas representa um percentual de 0,12% do total e que já está dotando medidas para solucionar a questão.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.