Começa em setembro a NOVA margem do cartão consignado para segurados do INSS

A partir de setembro começa a ser ofertado pelas instituições financeiras o cartão de crédito consignado, destinado aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Em agosto foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) a lei que permitiu o aumento da margem para o cartão de crédito e para o empréstimo, os dois serviços são da modalidade consignado.

Começa em setembro a NOVA margem do cartão consignado para segurados do INSS
Começa em setembro a NOVA margem do cartão consignado para segurados do INSS (Imagem: FDR)

De acordo com a legislação que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a margem de consignado do INSS subiu de 35% para 45%. Deste total, 35% são destinados para o empréstimo, financiamentos e arrendamentos mercantis. Outros 5% são para gastos com o cartão de crédito consignado, e ainda, mais 5% comprometidos com despesas e saques do cartão consignado de benefício.

O diferencial desta operação é que as compras feitas com o cartão consignado terão o desconto da fatura direto no salário do aposentado ou pensionista. Além disso, com este produto ainda fica liberado obrigatoriamente o auxílio funeral e seguro de vida no valor mínimo de R$ 2 mil cada. Também haverá desconto em farmácias conveniadas.

Estas apólices referentes ao seguro de vida e seguro funeral que são obrigatórias, elas têm validade de dois anos a partir da: contratação do cartão, da sua utilização para compras ou saques ou do último desconto em folha. Não existe limite de idade para contratação destes seguros, e há liberação independente da causa da morte.

Vale dizer que apenas a margem de 5% sobre a renda recebida pelo segurado do INSS será usada para pagamento da fatura do cartão consignado. O que ultrapassar esse valor precisará ser pago pelo cidadão de outra forma, a fim de não assumir uma dívida com o limite do cartão.

Onde contratar cartão consignado do INSS

Segundo informações concedidas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), seis instituições financeiras foram autorizadas a conceder o cartão consignado do INSS. São elas:

A contratação pode acontecer pelos canais online dos bancos citados, como aplicativo ou internet banking. E ainda, usando as agências presenciais para solicitar o cartão.

Será preciso informar dados pessoais, e comprovantes que possam reconhecer o salário previdenciário. Por exemplo, número do benefício do INSS, extrato de pagamentos (CNIS), e etc., que podem ser consultados e baixados no Meu INSS. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile