INSS: cidadãos com ESTAS profissões podem ANTECIPAR a aposentadoria

Chamada de aposentadoria especial, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permite que haja antecipação do benefício para os profissionais que atuam em pelo menos 60 profissões. Para tanto, será necessário comprovar que o cidadão ficou exposto a agentes nocivos a sua saúde, e por isso precisa se afastar mais cedo do mercado de trabalho.

INSS: cidadãos com ESTAS profissões podem ANTECIPAR a aposentadoria
INSS: cidadãos com ESTAS profissões podem ANTECIPAR a aposentadoria (Imagem: FDR)

São chamadas de atividades especiais, que dão direito a antecipação da aposentadoria do INSS, as profissões que expõem o cidadão a agentes nocivos a saúde em níveis acima do permitido por lei. Dessa forma, o trabalhador ganha direito de utilizar algumas exceções nas regras que garantem o pagamento deste benefício.

O primeiro passo é ser contribuinte do INSS, o pedido pela aposentadoria pode ser feita diretamente no site ou aplicativo do Meu INSS. Enviando documentos que comprovem que o cidadão tem direito as regras especiais. Por exemplo:

Quem tem direito de receber a aposentadoria especial

O INSS vai determinar as regras de acesso a aposentadoria especial ao somar a idade mínima do cidadão, mais o tempo em que atua em uma profissão nociva a saúde. Além disso, esta soma é diferente dependendo do nível de risco da atividade exercida. Dessa forma:

O mesmo período trabalhado é usado como referência para o tempo em que é necessário ter contribuído para o INSS. Ou seja, no mínimo 15 anos de contribuição dentro da mesma atividade.

Profissões que antecipam aposentadoria no INSS

Confira abaixo a lista de profissões que dão direito a aposentadoria especial pelo INSS, por nível de risco.

Profissões de alto risco

Profissões de médio risco

Profissões de baixo risco

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile