Com esta medida, Ciro Gomes acredita que serão gerados 5 milhões de empregos

Nesta terça, 5, em mais um compromisso de campanha, o candidato à presidência Ciro Gomes, afirmou que irá gerar 5 milhões de novos empregos em apenas dois anos utilizando uma parcela das renúncias fiscais autorizadas pelo governo federal.

Renúncia fiscal é um tipo de desoneração tributária que pode ser executada através de incentivos fiscais, isenção fiscal ou imunidade fiscal.

“(São) Catorze mil obras paradas (no Brasil), todas licenciadas e licitadas. Urbanização de favela, revitalização de moradia, drenagem, pavimentação, saneamento, portos, aeroportos, ferrovias, uma série de 14 mil obras paradas. E o dinheiro (para os empregos) vem de um corte de 20% das renúncias fiscais que hoje são R$ 350 bilhões. Com 20% de corte eu arrumo R$ 70 bilhões por ano, isso é o suficiente para honrar 5 milhões de empregos em dois anos”, disse Ciro Gomes.

Na manhã do mesmo dia, Ciro caminhou por São Paulo e foi até o comércio localizado na Rua São Caetano, no bairro da Luz, popularmente conhecida como “Rua das Noivas”. Ele ouviu os lojistas e afirmou que o colapso do comércio no Brasil” na última década causou  uma explosão de desemprego 

“Seiscentas mil unidades comerciais fecharam no Brasil nesta última década, 38 mil indústrias. Isso explode o desemprego, que saiu da faixa dos 5%, 6% para 10%, 12%, explode na depressão da renda do povo, que é a menor também da série histórica e isso explode na inadimplência que alcança 66,6 milhões de pessoas entre famílias e 6 milhões de empresas”, afirmou.

O candidato falou sobre empresas que estão inadimplentes e propôs que fosse criada uma linha de crédito operada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

“Nós precisamos criar, baseado numa fração das reservas cambiais, que estão sobrando no Brasil, uma espécie de poupança, uma linha de crédito operada pelo BNDES diretamente para dramatizar a redução de juros, porque essa reserva é em dólar e quando a gente converter aqui a gente não precisa remunerar com juro brasileiro enquanto eu conserto esse juro fazendo uma grande reforma fiscal”.

Seu último mandato político foi o de deputado federal entre 2007 e 2011.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.