A IDADE do candidato pode ser um fator LIMITANTE na seleção de empregos?

Debate tomou conta das redes sociais após um homem de 45 anos divulgar uma situação que viveu ao se candidatar a uma seleção de empregos. Em geral as empresas adotam diversos critérios em seus processos seletivos e na maior parte das vezes os candidatos nem ficam sabendo quais são eles.

A IDADE do candidato pode ser um fator LIMITANTE na seleção de empregos?
A IDADE do candidato pode ser um fator LIMITANTE na seleção de empregos? (Imagem: FDR)

De acordo com uma projeção feita pela Fundação Getúlio Vargas, em 2040, 57% dos trabalhadores terão mais de 45 anos. Mesma idade de Carlos Augusto Luchetti Junior, que usou sua conta no LinkedIn para publicar sobre sua exclusão de uma seleção de empregos por conta da idade.

Essa prática baseada no estereótipo da idade é chamada de “etarismo”.

Seleção de empregos e idade

Segundo o advogado Felipe Falcão, presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB, ouvido pelo G1, a lei nº 9.029, de 1995, proíbe a exclusão de candidatos e a demissão de empregados por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outros.

Por isso os anúncios de vagas de emprego não citam o critério de idade entre os pré-requisitos. O advogado ainda afirma que também é ilegal demitir um funcionário apenas pela sua idade.

Em agosto desse ano o Supremo Tribunal do Trabalho (TST) manteve uma condenação contra da Energisa Paraíba. Na ação a empresa ficou obrigada ao pagamento de indenização no valor de R$ 100 mil por danos morais coletivos após publicar, em 2015, um anúncio de emprego com restrição de idade.

Por outro lado, diversas empresas têm criado programas de valorização de profissionais mais experientes que visam a contratação de pessoas acima dos 50 anos, por exemplo.

Segundo a EY Brasil, apenas 10% das equipes de trabalho das empresas brasileiras têm mais de 50 anos de idade, ao todo 26% da população brasileira está nessa faixa etária. Ou seja, infelizmente, o país ainda não aprendeu a valorizar as experiencias profissionais dos trabalhadores.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.