FDR mostra como bloquear ou desbloquear benefício do INSS para contratar linha de crédito

Embora seja pouco conhecido e divulgado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece um serviço de bloqueio e desbloqueio dos benefícios previdenciários. A iniciativa visa auxiliar na contratação de empréstimos consignados

FDR mostra como bloquear ou desbloquear benefício do INSS para contratar linha de crédito
FDR mostra como bloquear ou desbloquear benefício do INSS para contratar linha de crédito. (Imagem: FDR)

Segundo informações do próprio INSS, a solicitação de bloqueio e desbloqueio pode ser feita diretamente pela internet, sem a necessidade de o beneficiário se dirigir a uma agência da Previdência Social

O serviço é direcionado ao titular de aposentadorias ou pensão, bem como o representante legal, desde que tenha em mãos o termo de representação legal. O bloqueio e desbloqueio de benefícios do INSS fica impedido somente para procuradores. Portanto, não há como requerer empréstimo consignado que tenha procurador cadastrado. 

Solicitação de bloqueio e desbloqueio de benefício do INSS

O segurado da Previdência Social com interesse de obter o empréstimo consignado e que precisa bloquear ou desbloquear o benefício previdenciário deve seguir este passo a passo:

Durante o processo é importante apresentar estes documentos:

Tabela do INSS 2022: Calendário de Pagamentos e Alíquotas de Contribuição

Prazo de resposta do INSS

Normalmente, o prazo médio de resposta do instituto é de 30 dias. Em caso de dúvidas ou desejo de acompanhar os trâmites, basta realizar este procedimento:

Quem tem direito ao empréstimo consignado do INSS?

Tradicionalmente, os segurados amparados por benefícios previdenciários viabilizados pela autarquia têm direito ao empréstimo consignado. É o caso dos aposentados e pensionistas, que já podem contar com a nova margem liberada. 

Exclusivamente este ano, um novo grupo amparado pela Previdência Social também terá direito à linha de crédito. Tratam-se dos receptores do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que foram autorizados a contratar empréstimos e financiamentos mediante o crédito consignado.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile