7 em cada 10 novas vagas de emprego foram geradas por ESTE tipo de empresa

País está vivendo a retomada da oferta de vagas de emprego após a onda de demissões causada pela pandemia. Essa geração de oportunidades de trabalho é reflexo do crescimento de algumas empresas.

7 em cada 10 novas vagas de emprego foram geradas por ESTE tipo de empresa
7 em cada 10 novas vagas de emprego foram geradas por ESTE tipo de empresa (Imagem: FDR)

A cada 10 vagas de emprego abertas em julho desse ano, 7 foram em empresas de micro e pequeno porte; esse fenômeno aponta o sucesso desse tipo de empresa e o crescimento na oferta de trabalho.

Os dados são de um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

Vagas de emprego nas micro e pequenas empresas

As empresas, de diversos setores e porte, têm buscado estratégias para aumentar o número de contratação. Até o momento, em 2022 o Brasil superou a marca de 1,5 milhão de empregos gerados.

Desse total, 1,1 milhão, 72% do total, dos postos de trabalho foram abertos em micro e pequenas empresas; já as de médio e grande porte foram responsáveis por 327,2 mil vagas de emprego, o que representa 21% do total.

“Assim como já havia sido registrado em maio e junho, todos os setores, em todos os portes, apresentaram saldos de contratações positivos no mês de julho. Entre as micro e pequenas empresas, os três setores que mais geraram empregos se mantêm: serviços (61.996), comércio (34.469) e construção (30.661)”, afirmou o Sebrae.

Em números totais, esse tipo de empresa foi a responsável por um saldo positivo de 176,8 mil novas contratações, contra 50,6 mil das empresas de médio e grande porte.

“A forte recuperação de serviços também é detectada quando se analisa o acumulado do ano. Entre os pequenos negócios, apenas esse setor gerou quase 600 mil postos de trabalho dentre os 1,1 milhão criados pelo segmento. Todos os setores dos pequenos negócios apresentam saldo positivo de geração de empregos. Entre as médias e grandes empresas, o único segmento que continua com saldo negativo é o setor de comércio”, acrescenta o Sebrae.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile