O famoso site Youtube deixou de ser apenas uma plataforma de vídeos, e se tornou uma plataforma de empreendedorismo. Considerando apenas o último ano, o ecossistema criativo do Youtube agregou cerca de R$6 bilhões ao PIB (Produto Interno Bruto) do nosso país.
Um levantamento realizado pela Oxford Economics, mostrou que fora a geração de receita, os criadores de conteúdo do Youtube também responderam por cerca de 160 mil empregos no ano passado.
De acordo com os dados do levantamento, em 2021 o Brasil contava com cerca de 20 mil canais com mais de 100 mil inscritos e ainda 2 mil canais com mais de um milhão de inscritos.
A plataforma de vídeos se mostrou uma relevante ferramenta para pequenas e médias empresas do Brasil que possuem canal no YouTube. De acordo com 83% delas, a ferramenta as ajustou a enriquecer a base de clientes.
E ainda, 78% delas disseram que a ferramenta ajudou a manter os negócios ao longo da pandemia e que a plataforma é fundamental para que os negócios progridam. Outras 81% de Pequenas e Médias empresas, disseram que o Youtube é uma forma mais econômica de treinar as equipes de trabalho.
Criadores de conteúdo
Também foi revelado pelo levantamento que 80% dos empreendedores criativos concordam que a receita proveniente de anúncios que são inseridos em seus conteúdos no na plataforma de vídeos é uma fonte de renda importante para eles.
Já 79% disseram que o Youtube é fundamental para obter uma presença global, ao passo que 72% afirmam que a ferramenta ajuda a levar o conteúdo para públicos internacionais que não teriam acesso caso não ela existisse.
Por fim, entre as empresas de mídia e música, 71% daquelas que tem um canal no YouTube também acreditam que o site auxilia no alcance de novos públicos em todo o globo e 86% dizem que atualmente a plataforma é indispensável para lançar novos talentos ou músicas.
Youtube
YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com sede em San Bruno, Califórnia. O serviço foi criado por três ex-funcionários do PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, em 2005.
Em 9 de outubro de 2006, foi anunciado que a companhia seria comprada pelo Google.