No Brasil, uma estratégia de compra pouco divulgada faz com que os consumidores consigam comprar produtos com até 35% de desconto. Esta estratégia engloba o uso inteligente dos seguintes benefícios: promoções de grandes empresas varejistas, programas de pontos atrelados aos bancos, programas de milhas das empresas aéreas e o site de negociação de milhas MaxMilhas.
Aqueles consumidores que sabem como usar os benefícios citados acima, conseguem pagar cerca de R$4,6 mil por um smartphone recente que chega a ser vendido por R$7 mil em algumas lojas. Eles também podem ser usados quando o desejo for comprar algo como móveis, eletrodomésticos, produtos de beleza e outras coisas.
Para poder aproveitar essas vantagens, é necessário saber como funciona este ecossistema.
Os bancos usam programas de pontos como forma de fidelizar seus clientes e também para aumentar o uso do cartão de crédito. De acordo com as despesas, os clientes vão juntando pontos que podem ser usados para compra de produtos e serviços.
Já as empresas aéreas possuem programas de milhas, por razões parecidas. Quando os clientes são recompensados com milhas que só podem ser usadas para comprar passagens na própria empresa, o objetivo é fideliza-los e aumentar os lucros.
Como estes dois tipos de programa de pontos possuem milhões de pessoas cadastradas, e grande parte deles gostam de acumular pontos e milhas, as empresas do varejo também usam os dois para chamar a atenção dos clientes.
Isto é feito através de promoções que concedem um certo número de pontos ou milhas para cada real que é gasto na compra de produtos, sem importar a forma de pagamento. Aqueles que pagam com cartão de crédito ainda somam os pontos do programa de fidelidade do cartão.
Esta estratégia que pode render descontos de até 35% em compras, usa uma tática que as empresas aéreas geralmente utilizam para aumentar suas vendas. De forma periódica, as companhias realizam campanhas para incentivar as pessoas a usar o seu saldo nos programas de pontos para adquirir milhas em seus programas de fidelidade, que só podem ser utilizadas em passagens.
A estratégia para receber este abatimento de até 35% se resume em se inscrever nestes programas de fidelidade, adquirir o produto que quer em uma empresa varejista que estiver oferecendo mais pontos de bonificação e esperar uma promoção para transformar esses pontos no dobro de milhas.