Este INVESTIMENTO tem CRESCIMENTO de 50% no número de investidores

Em meio ao ciclo de alta da taxa Selic, diversas aplicações de renda fixa passaram a ficar mais atrativas. Como resultado, os investidores passaram a alocar mais valores nesta classe de investimento. Entre as opções, as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) se destacaram.

Este INVESTIMENTO tem CRESCIMENTO de 50% no número de investidores
Este INVESTIMENTO tem CRESCIMENTO de 50% no número de investidores (Imagem: Montagem/FDR)

Segundo números da B3, em junho deste ano, 1,03 milhão de investidores pessoa física contavam com alocação em LCAs. Isso representa um aumento de 50% em comparação a dezembro do ano passado. Já em relação ao volume alocado neste investimento, houve um crescimento de 51%.

Tanto em valores totais aplicados quanto no número de investidores pessoa física, este foi o investimento com maior aumento dentro da renda fixa.

De acordo com a B3, a elevação acompanha o crescimento do setor de agronegócio durante os meses analisados. As LCAs também são favorecidas pela isenção tributária para as pessoas físicas.

De modo geral, a renda fixa vem registrando aumento no número de investidores. No segundo trimestre deste ano, 11,9 milhões de investidores pessoa física chegaram a aplicar nessa modalidade.

Essa tendência acontece em meio ao aumento da taxa básica de juros, a Selic. Com o objetivo de controlar a inflação, o Banco Central tem elevado a taxa de juros desde março do ano passado. A Selic saltou e 2%, no começo do ano passado, para os atuais 13,75%.

O investimento com maior crescimento na renda fixa

A LCA é um título emitido por alguma instituição financeira. Este investimento é usado para captar recursos para participantes da cadeia do agronegócio.

Além da isenção de Imposto de Renda, essa aplicação se torna vantajosa por contar com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) — até o limite previsto pelo Fundo para valores numa mesma instituição.

Um dos riscos presentes neste investimento tem relação com a instituição financeira. Em caso de inadimplência do banco, o lastro será penhorado ao investidor final. Este pode requisitar sua propriedade ao juiz quando não houver pagamento do ativo pelo banco.

O prazo mínimo da LCA varia conforme o indexador que o investimento possui. Por exemplo, para a Taxa DI, é de 90 dias. Geralmente, quanto maior o prazo, melhor tende a ser a rentabilidade.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.