Dívidas do FIES podem ser renegociadas com DESCONTO de até 99%

Os estudantes que possuem dívidas com o FIES podem renegociar o pagamento com os bancos do Brasil e Caixa Econômica. Os descontos variam conforme o perfil do candidato, podendo chegar a 99%.

Dívidas do FIES podem ser renegociadas com DESCONTO de até 99%
Dívidas do FIES podem ser renegociadas com DESCONTO de até 99% (Imagem: FDR)

O prazo para renegociação das dívidas com o FIES começou na última quinta-feira (1º) e pode ser feito até 31 de dezembro de 2022. Para ter direito ao desconto é necessário fazer o pagamento à vista.

As negociações são realizadas de forma remota, diretamente com os agentes financeiros Caixa Econômica e Banco do Brasil. Os estudantes com as parcelas em dia também terão direito a desconto de 12% no pagamento à vista.

Aqueles que estavam em fase de quitação em 30 de dezembro de 2021, mas que atrasaram o pagamento em mais de 90 dias podem conseguir desconto de até 99%. A variação dependerá do perfil do candidato.

Estudantes com atrasos de mais de um ano que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico também podem solicitar. É possível fazer as simulações da renegociação na plataforma oferecida pelo banco ao qual possui contrato.

Confira os descontos do FIES

Estudantes sem atraso

  • Desconto de 12% no valor que ainda precisa ser pago, apenas à vista.

Estudantes com atraso de 90 dias

  • Desconto de totalidade dos encargos (como juros e taxas) e de 12% do valor principal, para pagamento à vista;
  • Abatimento de todas os encargos, sem desconto no valor principal, com a possibilidade de dividir em 150 vezes (cada parcela precisa ser de no mínimo R$ 200).

Estudantes com atrasos de mais de 365 dias, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico

  • Desconto de 92% no valor total da dívida, para pagamento à vista.

Estudantes com atrasos de mais de 5 anos, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico

  • Desconto de 99% no valor total da dívida, para pagamento à vista.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado pelo Ministério da Educação em 1999 e tem como objetivo conceder vagas em universidades particulares. Esse ocorre por meio de um acordo entre os estudantes e os bancos financiadores.

O financiamento é pago após a conclusão do curso e o ingresso no mercado de trabalho, com juros baixos para que o valor seja acessível. O programa possui duas modalidades: o FIES e o P-Fies.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.