Estas são as principais DIFICULDADES para contratação de EMPRÉSTIMOS

Quando os brasileiros não conseguem pagar as contas apenas com sua renda, uma das soluções mais procuradas são os empréstimos. Esta também é a opção para aqueles que querem investir em um negócio ou lidar com alguma emergência. Porém, o medo de golpes vem trazendo um certo receio no momento da contratação deste crédito.

Candidatos à Presidência devem TAXAR dividendos caso eleitos
Pesquisa mostra quais são as principais DIFICULDADES para contratação de EMPRÉSTIMOS (Imagem: Montagem/FDR)

Isto é o que mostrou uma recente pesquisa realizada pelo portal iDinheiro, que possui mais de 5 milhões de acessos por mês. O estudo foi realizado a partir da análise das respostas de 382 pessoas, em meio a questões sobre o tipo de empréstimo contratado e os principais obstáculos na hora de conseguir um empréstimo.

Baseado nas respostas dos entrevistados, foi possível detectar que a aprovação de crédito é a principal dificuldade encontrada na hora de contratar um empréstimo para 39,53% das pessoas. Na sequência, o ponto mais indicado foi o medo de golpes com  29,32%.

Como explica Amanda Gusmão, responsável pelos conteúdos sobre empréstimos e financiamentos do iDinheiro, existe uma variedade de golpes no processo de contratação de empréstimos, e os estelionatários criam enredos cada vez mais sofisticados para o convencimento das vítimas.

Por isso, a especialista cita alguns cuidados importantes para se prevenir desse tipo de fraude: “Desconfie de propostas fáceis e muito vantajosas, não faça depósitos antecipados e compare a oferta em outras financeiras. Toda liberação de empréstimo envolve uma análise de crédito que tem como base a saúde financeira do contratante. Dessa forma, as condições ofertadas serão similares entre as instituições, o que pode ajudar a identificar propostas suspeitas.”

Os outros pontos indicados pelos entrevistados como responsáveis pela dificuldade de contratação foram o desconhecimento da taxa de juros (13,35%), ou seja, o custo real da contratação, o excesso de burocracia (12,89%) e a demora na liberação dos valores (4,97%).

Também foi revelado pelo portal que 25,9% das pessoas tem um empréstimo e 18,1% possuem dois ou mais. Destes, cerca de 38,03% possuem um empréstimo pessoal contratado atualmente. Em segundo lugar no levantamento sobre o tipo de empréstimo preferido dos entrevistados vem o consignado, com 14,09%.

iDinheiro

iDinheiro é uma startup brasileira criada em 2020, que tem como objetivo auxiliar o público no processo de contratação de serviços financeiros como bancos, contas digitais, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e corretoras de investimentos. Além da produção de conteúdo escrito, a plataforma oferece a tecnologia de calculadoras, recomendadores e simuladores. Atualmente, o site conta com mais de 5 milhões de acessos mensais.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile