Quando os brasileiros não conseguem pagar as contas apenas com sua renda, uma das soluções mais procuradas são os empréstimos. Esta também é a opção para aqueles que querem investir em um negócio ou lidar com alguma emergência. Porém, o medo de golpes vem trazendo um certo receio no momento da contratação deste crédito.
Isto é o que mostrou uma recente pesquisa realizada pelo portal iDinheiro, que possui mais de 5 milhões de acessos por mês. O estudo foi realizado a partir da análise das respostas de 382 pessoas, em meio a questões sobre o tipo de empréstimo contratado e os principais obstáculos na hora de conseguir um empréstimo.
Baseado nas respostas dos entrevistados, foi possível detectar que a aprovação de crédito é a principal dificuldade encontrada na hora de contratar um empréstimo para 39,53% das pessoas. Na sequência, o ponto mais indicado foi o medo de golpes com 29,32%.
Como explica Amanda Gusmão, responsável pelos conteúdos sobre empréstimos e financiamentos do iDinheiro, existe uma variedade de golpes no processo de contratação de empréstimos, e os estelionatários criam enredos cada vez mais sofisticados para o convencimento das vítimas.
Por isso, a especialista cita alguns cuidados importantes para se prevenir desse tipo de fraude: “Desconfie de propostas fáceis e muito vantajosas, não faça depósitos antecipados e compare a oferta em outras financeiras. Toda liberação de empréstimo envolve uma análise de crédito que tem como base a saúde financeira do contratante. Dessa forma, as condições ofertadas serão similares entre as instituições, o que pode ajudar a identificar propostas suspeitas.”
Os outros pontos indicados pelos entrevistados como responsáveis pela dificuldade de contratação foram o desconhecimento da taxa de juros (13,35%), ou seja, o custo real da contratação, o excesso de burocracia (12,89%) e a demora na liberação dos valores (4,97%).
Também foi revelado pelo portal que 25,9% das pessoas tem um empréstimo e 18,1% possuem dois ou mais. Destes, cerca de 38,03% possuem um empréstimo pessoal contratado atualmente. Em segundo lugar no levantamento sobre o tipo de empréstimo preferido dos entrevistados vem o consignado, com 14,09%.
iDinheiro
iDinheiro é uma startup brasileira criada em 2020, que tem como objetivo auxiliar o público no processo de contratação de serviços financeiros como bancos, contas digitais, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e corretoras de investimentos. Além da produção de conteúdo escrito, a plataforma oferece a tecnologia de calculadoras, recomendadores e simuladores. Atualmente, o site conta com mais de 5 milhões de acessos mensais.