O que você precisa saber para trabalhar em um banco?

Trabalhar em banco é uma grande oportunidade e o grande sonho de muitos brasileiros. Porém, além de estar atento às oportunidades abertas pelas instituições financeiras, os trabalhadores precisam atender a alguns requisitos.

O que você precisa saber para trabalhar em um banco?
O que você precisa saber para trabalhar em um banco? (Imagem: FDR)

No próximo domingo (28), é comemorado o Dia Nacional do Bancário. Aqueles que querem fazer carreira em banco começam pelo cargo de escriturário e depois ocorrem as promoções para os demais cargos.

Atualmente, o Brasil tem mais de 241 mil trabalhadores desempenhando a função. A remuneração chega a R$ 7.447,00 variando de acordo com a instituição, região e estado.

A boa remuneração e o ambiente de trabalho são os grandes atrativos para o ingresso na carreira em um banco. Para trabalhar nas instituições financeiras não é necessário possuir uma graduação específica.

Assim, qualquer curso de ensino superior com, no mínimo, a duração de 4 anos de formação já é válido para o ingresso na carreira bancária. Porém, aqueles que irão ingressar por meio de estágio é necessário estar matriculado, no mínimo, no segundo semestre de uma faculdade. 

Além disso, é desejável que esse curso seja de Administração, Economia ou Ciências Contábeis. Essas áreas são aderentes à carreira bancária e, portanto, são exigidas pelos bancos no processo seletivo.

Os bancos também não impõem limitação de idade para seus contratados. Porém, há cargos que são voltados para um grupo mais jovem e em formação de carreira. Nesses casos, o intuito é instruir esses trabalhadores considerando os valores da instituição.

3 diferenciais para fazer carreira em banco

Habilidade de se comunicar

Saber se expressar por meio da fala e escrita é um grande diferencial para o trabalho direto com os clientes. Além disso, saber ouvir e se posicionar como um líder, conquistando seu espaço no mercado financeiro, é outro ponto positivo. 

Inteligência emocional

O trabalho no ambiente bancário acaba, por muitas vezes, sendo estressante, já que atua diretamente com dinheiro e pessoas. Por isso, ter uma inteligência emocional, ou seja, saber lidar com essas situações, é um grande diferencial.

Invista nas certificações

Quem trabalha em bancos precisa estar sempre se atualizando. Diante disso, é desejável possuir certificações da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). A dica é começar pela CPA-10, CPA-20 e, de acordo com o cargo, a CEA.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.