As vagas são para pessoas de baixa renda e dependentes de trabalhadores da indústria têm prioridade. O SESI vai oferecer a oportunidade de estudar gratuitamente a 1ª série do ensino médio em três unidades; confira quais são elas.
As Escolas SESI do Distrito Federal estão oferecendo 360 vagas gratuitas para estudantes do ensino médio. Serão selecionados estudantes com famílias consideradas de baixa renda, sendo que os dependentes de funcionários da indústria têm prioridade no processo seletivo.
Todas as vagas são para a 1ª série do Novo Ensino Médio, com ingresso no ano letivo de 2023 nas escolas do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga.
Vagas gratuitas nas Escolas SESI do DF
Para se candidatar, é necessário estar matriculado e cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em 2022; e que ter no mínimo 15 anos de idade completos até o dia 31 de março de 2023 e no máximo 16 anos no momento da matrícula.
No Novo Ensino Médio o estudante decide qual o itinerário formativo deseja fazer além das disciplinas obrigatórias; confira abaixo a distribuição de vagas em cada um dos itinerários e unidades:
Gama
- Ciências da Natureza – 30
- Matemática – 30
- Técnico em Eletrotécnica – 30
Sobradinho
- Ciências da Natureza – 40
- Matemática – 40
- Técnico em Eletrotécnica – 40
Taguatinga
- Ciências da Natureza – 30
- Matemática – 30
- Técnico em Manutenção Automotiva – 30
- Técnico em Rede de Computadores – 30
- Técnico em Rede de Computadores – 30
- Técnico em Telecomunicações – 30
Todas as turmas serão no turno vespertino, com aulas das 13h10 às 17h30.
A gratuidade diz respeito apenas à matrícula e mensalidades; não estão inclusos o uniformes, material escolar, refeições, emissão de 2ª via de documentos escolares, provas de 2ª chamada, custos de atividades extracurriculares de contraturno e atividades complementares.
Inscrições Escola SESI DF
Os interessados têm até 11 de setembro para se inscrever através do site do Sistema Social da Indústria do DF, além da inscrição é necessário anexar os seguintes documentos:
- Comprovante de matrícula no 9º ano do Ensino Fundamental: declaração de escolaridade ou boletim escolar assinado e carimbado pela escola de origem referente ao ano de 2022;
- Declaração de baixa renda redigida de próprio punho pelo responsável;
- RG e CPF;
- Trabalhadores da indústria devem apresentar documento que comprove vínculo, como a Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP) ou a Guia de Previdência Social (GPS) com o CNPJ da empresa legível.
O resultado será divulgado no dia 13 de setembro e as matrículas deverão ser feitas na secretaria da unidade escolhida, de 14 a 30 de setembro.
Maiores informações podem ser encontradas no Edital.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.