A partir de janeiro do próximo ano, os investimentos de renda fixa passarão por uma grande mudança. Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) estabeleceu que os títulos de dívida privada deverão ser marcados a mercado a partir de 2 de janeiro de 2023.
A partir do ano que vem, as variações dos títulos de dívida privada precisarão ser atualizadas aos clientes. Isso deverá acontecer diariamente. Nem todos os investimentos de renda fixa serão afetados pela nova regra.
A medida impactará os seguintes investimentos: debêntures; Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e Imobiliário (CRIs); e títulos públicos comprados via tesouraria de corretoras e bancos.
Até o fim deste ano, as corretoras e bancos precisarão se adaptar à regra definida pela associação. As instituições também deverão informar os respectivos clientes sobre a novidade.
A marcação a mercado representa a avaliação diária de como a carteira de ativos da pessoa anda em comparação ao preço do mercado no cotidiano. Como forma de auxiliar os investidores do país, diariamente, a Anbima divulga um referencial de preços dos títulos públicos e privados.
O que mudará no cotidiano de quem investe em renda fixa
Ao InfoMoney, a vice-presidente do Fórum de Distribuição da Anbima, Luciane Effting, explica que os extratos de investimentos informarão os valores atualizados dos ativos incluídos pela medida — conforme os preços pelos quais vêm sendo negociados no mercado.
Diante deste processo, a executiva afirma que o investidor conseguirá compreender melhor quanto vale atualmente a aplicação que adquiriu no passado. Consequentemente, a pessoa saberá quanto receberia caso optasse por resgatar a aplicação na respectiva data.
Para ajudar nesta compreensão, os extratos de investimentos precisarão indicar a data da última atualização do valor dos ativos da pessoa.
Apesar dessa variação dos preços no dia a dia, caso o investidor mantenha os títulos na carteira até a data de vencimento, receberá os juros previstos no contrato inicialmente.
Sendo assim, a nova regra da Anbima visa somente proporcionar uma possibilidade de acompanhar a variação dos valores dos papéis. Com isso, os investidores poderão saber se existe alguma chance de lucro com o resgate antecipado da aplicação.
Confira a calculadora de investimentos: