EXCLUSIVO: Domínio que Bolsonaro esqueceu de pagar custou preço exorbitante

O site bolsonaro.com.br, criado em julho de 2002, não está sendo mais controlado pelo presidente Jair Bolsonaro. Agora, o endereço virtual realiza críticas ao candidato à reeleição. Segundo apurado pelo FDR, o domínio custou um valor acima do normal.

EXCLUSIVO: Domínio que Bolsonaro esqueceu de pagar custou preço exorbitante
EXCLUSIVO: Domínio que Bolsonaro esqueceu de pagar custou preço exorbitante (Imagem: Montagem/FDR)

Antes da mudança de domínio, o site bolsonaro.com.br contava com publicações a favor de Bolsonaro. Com a mudança de controle, o endereço virtual possui várias críticas ao atual presidente e seus filhos.

De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), o atual domínio do site é de responsabilidade de Gabriel Baggio Thomaz. Em 25 de janeiro deste ano, ele passou a comandar o site.

Atualmente, o site apresenta a seguinte informação: Este site não é administrado e nem pertence à família Bolsonaro. Esta descrição aparece na parte inferior da página.

Na capa do endereço virtual, aparece uma imagem de Bolsonaro associada ao ditador nazista Adolf Hitler, com a frase “Ameaça ao Brasil”.

O site também possui uma contagem regressiva, que representa um suposto fim da presidência do atual chefe do Executivo. A página informa que “é uma galeria de arte digital e acervo jornalístico relacionado à família Bolsonaro”.

Em julho de 2002, quando o site começou a ser usado por Bolsonaro e seus familiares da área política, era possível encontrar a divulgação das candidaturas de Jair Bolsonaro (que era candidato a deputado federal) e Flávio Bolsonaro (então candidato a deputado estadual).

De acordo com alguns veículos de imprensa, a equipe de campanha de Bolsonaro decidiu entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o site seja derrubado. Além disso, existe o objetivo de processar o responsável.

O valor pago por Domínio de site que pertencia a Bolsonaro

Conforme apurado pelo FDR, a oferta vencedora pelo site bolsonaro.com.br foi de R$ 20 mil.

O domínio participou de um leilão em 16 de janeiro de 2022, do qual o FDR teve acesso, foi arrematado pelo ativista e pago a vista no boleto.

Este se trata de um valor fora do comum, já que o custo médio de domínio é próximo a R$40. A discrepância do valor e a finalidade do uso do domínio levanta suspeita quanto o financiamento da iniciativa.

Valor do domínio pago pelo site Bolsonaro.com.br
Segundo levantamento exclusivo do FDR, valor pago por domínio foi de 20 mil reais e pago a vista, levantando suspeita sobre financiamento da ação (Imagem: FDR.com.br)

Ao ser procurado por alguns veículos de imprensa, Gabriel não se pronunciou até o momento da publicação desta matéria. Sendo assim, ainda não se sabe detalhes da forma como os valores foram obtidos por ele — se foi com dinheiro próprio ou com o auxílio de terceiros, por exemplo.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile