ELEIÇÕES 2022: 4 candidatos à Presidência têm propostas para ajudar ENDIVIDADOS

As eleições 2022 estão se aproximando e diante da alta quantidade de brasileiros com dificuldades para pagar suas contas, os candidatos à Presidência estão apresentando seus planos para tentar reverter o problema. Quatro dos doze candidatos possuem alguma proposta nesse sentido. Confira.

Lula 

Na semana passada, o candidato Lula utilizou os últimos minutos de sua entrevista no Jornal Nacional da TV Globo, para dizer aos eleitores que irá acionar bancos públicos e privados para renegociar as dívidas das famílias. 

O candidato citou que cerca de 70% das famílias do país estão com dívidas. Este percentual é ainda mais elevado de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que no mês passado ficou em 78%.

Lula se comprometeu com esta questão em seu plano de governo. “Vamos promover a renegociação das dívidas das famílias e das pequenas e médias empresas por meio dos bancos públicos e incentivos aos bancos privados para oferecer condições adequadas de negociação com os devedores”, disse.

Ciro Gomes 

O candidato Ciro Gomes afirmou que também tomará esta medida, se for escolhido pelos brasileiros. O Lula copiar nossa proposta de limpar o nome dos brasileiros do SPC/Serasa é bom. Mas, se você espremer a entrevista dele ao JN, a única proposta que saiu de lá foi essa”, disse ele em seu perfil do twitter na última sexta, 26.

Em seu plano de governo, Ciro afirma que irá criar um programa para negociar o “elevado endividamento privado de famílias e empresas” que contará com taxas de juros amenas e prazos mais extensos para pagamento, incluindo os débitos com o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Pablo Marçal 

O candidato à presidência pelo Pros está propondo a criação de um programa chamado de “Renegocia Brasil”, que irá auxiliar os brasileiros e empresas com nomes negativados no SPC e no Serasa. “Isso possibilitará aos negativados a alegria da sua recondução ao crédito e ocasionará o crescimento econômico do país”, explicou Marçal em seu plano de governo.

Vera Lúcia

Por fim, a candidata Vera foi mais longe e propôs cancelamento das dívidas bancárias dos trabalhadores e de pequenos comerciantes”. Em seu plano de governo, ela afirmou que “as dívidas que se amontoam dos cartões de crédito são um tormento na vida do trabalhador” e que as dívidas bancárias “arruínam os pequenos comerciantes”.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile