ELEIÇÕES 2022: houve alguma UNIVERSIDADE FEDERAL criada no Governo Bolsonaro?

Um dos pontos decisivos para essa eleição é a educação pública, os planos de governo para melhorar esse setor e as ações já realizadas. Afinal, quantas instituições superiores foram abertas nos quatro anos de governo de Bolsonaro? Confira a resposta para essa pergunta.

ELEIÇÕES 2022: houve alguma UNIVERSIDADE FEDERAL criada no Governo Bolsonaro?
ELEIÇÕES 2022: houve alguma UNIVERSIDADE FEDERAL criada no Governo Bolsonaro? (Imagem: FDR)

A educação no Brasil sempre é um ponto que precisa de bastante atenção dos governantes, sejam eles estaduais ou federais. Em ano eleitoral, é comum que na hora de escolher qual o melhor candidato os eleitores busquem informações sobre o que já foi feito por cada um deles.

Bolsonaro tenta a sua primeira reeleição e enfrenta um embate acirrado nessas Eleições 2022.

Afinal, seu governo foi marcado pela pandemia e diversas falar controversas.

Universidades abertas no governo Bolsonaro

A resposta é, sim, o Governo Bolsonaro abriu uma universidade federal, isso mesmo, apenas uma durante esses quatro anos de gestão pública.

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) nasceu a partir do desmembramento do Câmpus de Araguaína e Tocantinópolis da UFT; que aconteceu a partir da Sanção da Lei n° 13.856 pelo Presidente Jair Bolsonaro em julho de 2019.

No entanto, esse projeto de criação da UFNT é anterior ao governo Bolsonaro. Em 9 de maio 2016 a então presidenta Dilma Roussef assinou a proposta de criação da instituição.

Apenas após três anos de criação, em 2022 foi realizado um processo seletivo para contratação de professores efetivos para a instituição.

Até então os docentes da UFT atuavam também na UFNT.

Por outro lado, mesmo sendo uma “recém-nascida” a instituição já sofre com o corte de verbas aplicado à educação.

Inclusive, um dos impactos disso foi uma alta evasão de alunos durante a pandemia.

“Tínhamos cerca de quatro mil alunos, mas houve uma redução, infelizmente, em função da pandemia. Os números atualizados, ainda não temos. Pelo que me foi apresentado previamente, é em torno de 25% [de evasão]”, afirmou em 2021, o Professor de Geografia e reitor pró-tempore da UFNT, Airton Sieben.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.