Churrascos na COPA podem NÃO ocorrer por conta deste motivo

MOGI DAS CRUZES, SP — Para acompanhar os jogos da seleção brasileira, muitos brasileiros organizam churrascos na Copa do Mundo. No entanto, os itens mais consumidos durante o evento de futebol chegaram a registrar altas de dois dígitos em comparação à edição anterior, em 2018. O levantamento foi realizado pela XP.

Churrascos na COPA podem NÃO ocorrer por conta deste motivo
Churrascos na COPA podem NÃO ocorrer por conta deste motivo (Imagem: Montagem/FDR)

Segundo o estudo, para realizar um churrasco para acompanhar a Copa, em média, o brasileiro gastará 80% a mais para comprar carne, 18% para cerveja, e 24% para água e refrigerante.

Os analistas da XP explicam que o aumento da carne tem relação com a maior demanda mundial, aumento dos custos de grãos e queda da área de pastagens — devido à crise hídrica de 2020 e 2021.

A cerveja e refrigerante, por sua vez, registraram aumento considerável de custos. Isso ocorreu, principalmente, nas embalagens — que possuem cotação em dólares.

Para quem preferir assistir as partidas da Copa fora de casa, em algum bar, por exemplo, gastará aproximadamente 15% a mais para comprar cerveja. Esta pessoa também precisará desembolsar 20% a mais para água e refrigerante.

Os analistas da XP informam que a inflação está um pouco abaixo em relação à compra no supermercado. Contudo, em média, o custo do consumo fora do domicílio é 15% maior.

Custo da televisão para acompanhar a Copa também aumentou

Para acompanhar a Copa 2022, muitos brasileiros acompanharão o evento em casa. Com isso, a televisão passa a ser quase indispensável, já que a menor parte dos brasileiros assistirá o evento de futebol pela tela do celular ou por rádio.

Neste caso, se a pessoa decidir trocar a televisão por um modelo melhor ou maior, o levantamento revela que será necessário gastar, em média, 17% acima do preciso em 2018.

Diante dos reflexos da pandemia de coronavírus, houve aumento da demanda. Além disso, o setor foi grandemente prejudicado pela disrupção da cadeia mundial de suprimentos, os valores passaram a elevar.

Brasileiros precisarão gastar mais na camisa da seleção e figurinhas da Copa

Para comprar uma camisa oficial da seleção brasileira, será necessário gastar R$ 349,99 no site da Nike. Em comparação à Copa do Mundo anterior, o valor subiu 40%. O preço atual ainda está muito acima da inflação acumulada no período (26,8%).

Já para quem gosta de comprar figurinhas para completar o álbum da Copa do Mundo, também será necessário desembolsar mais dinheiro. A versão tradicional do álbum aumentou 16,5%. Já o pacote com cinco figurinhas dobrou o valor.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.