- Lula foi o terceiro convidado do Jornal Nacional para a série de entrevistas;
- Declarações sobre o seu governo e de Dilma foram mencionadas pelo ex-presidente;
- O candidato foi questionado, principalmente, sobre os casos de corrupção.
Depois da participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Jornal Nacional (TV Globo) na última segunda-feira (22), foi a vez do seu principal oponente, Luís Inácio Lula da Silva (PT) ser entrevistado. Na quinta-feira (25) o candidato petista participou da série de entrevistas com os candidatos à presidência do país que o telejornal está promovendo. Diversos pontos foram apontados pelo ex-presidente, descubra o que é verdade e o que foi dito baseado em mentiras.
Lula tem ocupado a primeira posição nas principais pesquisas de intenção de votos para as eleições 2022, por isso, sua participação no telejornal apresentado por William Bonner e Renata Vasconcelos gerou tanta repercussão. Segundo informações repassadas pela TV Pop com fontes do mercado, na noite do dia 25 de agosto o Jornal Nacional somou 31,2 pontos de audiência em São Paulo.
No entanto, a pontuação não superou a participação de Bolsonaro no telejornal, quando somou-se 32,7 pontos com pico de 37 pontos, e foi sintonizada por 46,7% dos aparelhos de TV da Grande São Paulo. O motivo está muito relacionado ao fato de que o Jornal Nacional trouxe diversos casos de “mal estar” no governo atual. Como corrupção de ministros, e o posicionamento do presidente durante a pandemia.
A participação de Lula também gerou interesse nacional por conta de ele ser visto como o principal candidato a ocupar a cadeira de presidente do país, de acordo cm as mais recentes pesquisas. E ainda, devido aos casos de corrupção aos quais ele estava ligado e que inclusive lhe rendaram 580 dias de prisão.
Abaixo, veja as verdades e mentiras ditas por Lula no Jornal Nacional.
Lula disse que foi no seu governo que o Portal da Transparência foi criado – VERDADE
Usado hoje como um dos principais canais para acesso de dados públicos relacionados a administração federal, o Portal da Transparência foi criado no ano de 2004 pela Controladoria-Geral da União (CGU). Na época, o presidente em exercício era Lula, em seu primeiro mandato.
Lei contra a lavagem de dinheiro e Coaf são obras do governo lulista – MENTIRA
Em seu discurso, ao ser questionado como faria para convencer a população de que não haverá corrupção em seu governo, o ex-presidente disse que criou a Lei contra a lavagem de dinheiro o que é mentira. Esta lei de n°9.613 foi criada em 1998, na época do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
No ano de 2012, quando Dilma Rousseff (PT) era presidente do país, esta mesma lei foi modificada, com o objetivo de torna-la mais eficiente e rigorosa. Enquanto ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), ele foi criado em 1998, no primeiro ano de mandato de Lula quando o Banco Central obrigou os bancos a informar ao Coaf saques ou depósitos em espécie com valores a partir de R$ 100 mil.
Dilma manteve o desemprego em 4,5%, menor patamar da história – NÃO FOI BEM ASSIM
A ex-presidente Dilma conseguiu baixar o índice de desemprego e chegou a alcançar a mínima histórica de 4,3%, em 2013. No entanto, não conseguiu manter este nível e terminou o mandato com o desemprego maior do que quando assumiu.
MST é o maior produtor de arroz orgânico do país – VERDADE
Realmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem a maior área plantada de arroz orgânico da América Latina, com estimativa de 12 mil toneladas produzidas no ano de 2021.
Em seu governo foi reduzida a inflação para a meta e reduzida a dívida pública – NÃO É BEM ASSIM
A meta da inflação que chegou a 4,5% realmente foi batida no governo Lula, em 2006 até o fim do mandato petista. Nos anos de 2003, 2004 e 2005, porém, a inflação efetiva ficou acima da meta, e em 2010 quando deixou seu governo, a inflação era de 5,9%.
Sobre a dívida pública, quando começou seu governo em 2003 a dívida era de 59,97% do PIB, e no último mês de governo Lula em dezembro de 2010, a dívida era de 37,98%. Ele também mencionou que com essa diminuição foi somado U$S 370 bilhões de reserva, mas valores acima disso foram alcançados apenas em 2012 quando estava sob comando de Dilma.