Desde o dia 24 de agosto ficou disponível a consulta ao 4° lote de pagamentos da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Os contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda neste ano e ainda não foram contemplados, podem verificar se receberão o valor neste penúltimo lote. O próximo pagamento está marcado para setembro, o último de 2022.
No total, a Receita Federal vai desembolsar R$ 6 bilhões para que mais de 4,4 milhões de brasileiros sejam pagos no 4° lote de restituição do IRPF. São pessoas que ganham prioridade legal, ou que tenham enviado o documento até o dia 30 de maio deste ano. Quanto antes a declaração chegar nas mãos da Receita, mais cedo o contribuinte deve ter acesso ao valor restituído.
Neste mês haverá a correção de 3,05% pela taxa Selic, como acontece todos os meses. Isso significa que no último pagamento, referente ao mês de setembro, a correção pode ser ainda maior, conforme haverá reajustes da Selic. O dinheiro é depositado na conta corrente que o cidadão informou na declaração do IRPF.
Além dos contribuintes que enviaram a declaração neste ano, mais de 28 milhões de pessoas, podem ser inclusos nos lotes de restituição do IRPF aqueles que fizeram a correção do documento de anos anteriores. Isto é, ao caírem na malha fina fazem a regularização dos seus compromissos e podem receber o benefício em seguida.
Quem vai receber a restituição do IRPF
De acordo com informações compartilhadas pela Receita Federal, no quarto lote de restituição do IRPF que fará o depósito no dia 31 de agosto, devem receber os seguintes contribuintes:
- 7.855 idosos acima de 80 anos;
- 60.575 idosos com idade entre 60 e 79 anos;
- 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
- 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 30 de maio deste ano.
Consulta do 4° lote de restituição do Imposto de Renda
São duas opções para que o cidadão consulte este e os demais lotes de restituição do IRPF, acessando o site da Receita Federal ou o Aplicativo Meu Imposto de Renda. Por meio do App é preciso fazer login com dados do Gov.br, enquanto a consulta no site é mais simples. Veja como fazer:
- Acesse o site da Receita Federal e selecione “Imposto de Renda”;
- Em seguida, escolha “Consultar restituição” e “Iniciar”;
- Informe o número de CPF, ano, e data de nascimento do contribuinte. Finalize com o código de verificação e “Consultar”;
- Confira as informações.
O pagamento do 4° lote acontece em 31 de agosto, enquanto o 5° e último lote referente a 2022 acontece em 30 de setembro.