Os golpistas não descansam, e agora o mais novo golpe que tem pego os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os novos golpes envolvem a prova de vida, requisito exigido pelo órgão para a manutenção do pagamento do benefício.
O INSS recebeu denúncias nos últimos meses de que criminosos estão se passando por servidores do instituto e solicitando o envio de dados para evitar um suposto “bloqueio nos pagamentos” do benefício, visando obter dados pessoais dos beneficiários.
O INSS informou que a prova de vida segue sendo feita normalmente e estará disponível a todos os segurados até o dia 31 de dezembro deste ano. A partir do próximo ano o instituto vai implementar mudanças no processo.
O INSS passará a utilizar a base de dados públicos (incluindo governo federal, estadual e municipal), além de atos como votação nas eleições e vacinação para fazer o procedimento de renovação da prova.
Apesar da retomada, a realização da prova não será mais uma obrigatoriedade da qual o cidadão tenha que se preocupar, já que a prova passará a ser feita de forma automática, passando essas responsabilidade ao próprio INSS.
Alertas de fraude
O antigo presidente do INSS, e atual Ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, durante o lançamento do novo formato da prova de vida em fevereiro deste ano, declarou que a medida visa evitar qualquer tipo de fraude no pagamento do benefício.
“A partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é nossa, do INSS, com todas as bases de todos os órgãos do governo. Nós faremos a busca dessas bases, tanto no governo federal, estadual e municipal, e também em entidades privadas”, disse
Cuidados com contatos
Visando evitar que os segurados sejam vítimas de golpes, o INSS recomenda que algumas atitudes sejam tomadas. Por meio de uma publicação no site do próprio instituto, é indicado que o cidadão mantenha os seus dados de contato e endereço residencial sempre atualizados, pelo site e pelo aplicativo “MEU INSS”.
Também é possível atualizar os dados pelo telefone 135, além de não atender ligações em nome do órgão que solicitem dados pessoais, de preferência, sempre aos canais de atendimento citados acima.
“O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135, a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação”, afirmou a entidade em postagem do seu site.
O órgão ainda frisou que: sempre que um beneficiário e convocado a apresentar a documentação, isso é feito em um registro na plataforma “Meu INSS” podendo ainda ser confirmada pelo telefone 135.