Está no CadÚnico? Você pode ter acesso ao 5G GRÁTIS seguindo ESTE passo a passo

A tecnologia 5G, chamada de standalone, já faz parte da realidade de pelo menos 12 capitais brasileiras, com instalação aos poucos. A mais recente, na segunda-feira (22), aconteceu no Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória e Palmas. Além dos aparelhos de celular que ficarão com a internet mais veloz, o sinal de televisão também será alterado, por isso quem está no Cadastro Único (CadÚnico) garante o acesso gratuito a nova tecnologia.

Está no CadÚnico? Você pode ter acesso ao 5G GRÁTIS seguindo ESTE passo a passo
Está no CadÚnico? Você pode ter acesso ao 5G GRÁTIS seguindo ESTE passo a passo (Imagem: FDR)

Devido aos sinais de transmissão do 5G que devem atingir os aparelhos celulares a fim de melhor o acesso à internet, a transmissão da televisão por parabólica pode receber interferência. Pensando nisso, o governo federal vai oferecer aos inscritos no CadÚnico que utilizam antenas parabólicas convencionais (TVRO), o recebimento gratuito do kit com sinal digital. 

A ideia é que ao modernizar o seu aparelho, para que estas pessoas não tenham interferência ao assistir canais da televisão aberta. Situação que pode acontecer nas 12 capitais brasileiras em que o sinal do 5G passou a funcionar desde a última segunda-feira (22).

O processo de solicitação do kit acontece no portal Siga Antenado, sistema usado pelo governo federal, com apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Quem vai receber o kit de sinal digital?

Para ter direito ao recebimento do kit de sinal digital que deve ser trocado pela antena parabólica a fim de melhorar a transmissão dos canais da TV aberta, o cidadão precisa preencher requisitos como:

  • Fazer parte de algum programa social do Governo Federal (inscrito no Cadastro Único);
  • Possuir uma antena parabólica tradicional, como a da imagem; e
  • A antena parabólica deve estar devidamente instalada e conectada à TV para assistir à programação.

A princípio a solicitação da troca de transmissão vale apenas para aqueles que residem nas 12 capitais brasileiras que já aderiram ao 5G. São elas: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador. Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas.

No entanto, aqueles que residem em capitais como  Fortaleza, Natal e Campo Grande também podem solicitar os kits, basta que preencha os demais requisitos mencionados.

Estou no CadÚnico, como solicito a troca?

Ao verificar que preenche todas as obrigações, o cidadão que está no CadÚnico deve fazer o agendamento da retirada do seu kit gratuito por meio do sistema Siga Antenado. Para isso, siga o passo a passo:

  • Acesse o Portal Siga Antenado e selecione “Programa de distribuição de kits”;
  • Em seguida, informe se fará o agendamento com o número do CPF ou NIS;
  • Informe a sequência numérica do CPF ou NIS do responsável familiar;
  • Preencha as informações seguintes orientadas pelo portal.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com