A tecnologia 5G, chamada de standalone, já faz parte da realidade de pelo menos 12 capitais brasileiras, com instalação aos poucos. A mais recente, na segunda-feira (22), aconteceu no Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória e Palmas. Além dos aparelhos de celular que ficarão com a internet mais veloz, o sinal de televisão também será alterado, por isso quem está no Cadastro Único (CadÚnico) garante o acesso gratuito a nova tecnologia.
Devido aos sinais de transmissão do 5G que devem atingir os aparelhos celulares a fim de melhor o acesso à internet, a transmissão da televisão por parabólica pode receber interferência. Pensando nisso, o governo federal vai oferecer aos inscritos no CadÚnico que utilizam antenas parabólicas convencionais (TVRO), o recebimento gratuito do kit com sinal digital.
A ideia é que ao modernizar o seu aparelho, para que estas pessoas não tenham interferência ao assistir canais da televisão aberta. Situação que pode acontecer nas 12 capitais brasileiras em que o sinal do 5G passou a funcionar desde a última segunda-feira (22).
O processo de solicitação do kit acontece no portal Siga Antenado, sistema usado pelo governo federal, com apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Quem vai receber o kit de sinal digital?
Para ter direito ao recebimento do kit de sinal digital que deve ser trocado pela antena parabólica a fim de melhorar a transmissão dos canais da TV aberta, o cidadão precisa preencher requisitos como:
- Fazer parte de algum programa social do Governo Federal (inscrito no Cadastro Único);
- Possuir uma antena parabólica tradicional, como a da imagem; e
- A antena parabólica deve estar devidamente instalada e conectada à TV para assistir à programação.
A princípio a solicitação da troca de transmissão vale apenas para aqueles que residem nas 12 capitais brasileiras que já aderiram ao 5G. São elas: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador. Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas.
No entanto, aqueles que residem em capitais como Fortaleza, Natal e Campo Grande também podem solicitar os kits, basta que preencha os demais requisitos mencionados.
Estou no CadÚnico, como solicito a troca?
Ao verificar que preenche todas as obrigações, o cidadão que está no CadÚnico deve fazer o agendamento da retirada do seu kit gratuito por meio do sistema Siga Antenado. Para isso, siga o passo a passo:
- Acesse o Portal Siga Antenado e selecione “Programa de distribuição de kits”;
- Em seguida, informe se fará o agendamento com o número do CPF ou NIS;
- Informe a sequência numérica do CPF ou NIS do responsável familiar;
- Preencha as informações seguintes orientadas pelo portal.