Calendário de ATUALIZAÇÃO do Cadastro Único continua; confira como evitar SUSPENSÃO do salário

Com o início do pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil, as filas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ficaram ainda maiores. O intuito foi atualizar dados no Cadastro Único, ou fazer a primeira inscrição da família para tentar uma chance no programa. Pensando nisso, o Ministério da Cidadania estabeleceu alguns prazos para melhor organização deste processo.

Calendário de ATUALIZAÇÃO do Cadastro Único continua; confira como evitar SUSPENSÃO do salário
Calendário de ATUALIZAÇÃO do Cadastro Único continua; confira como evitar SUSPENSÃO do salário (Imagem: FDR)

Além do Auxílio Brasil, outros programas e benefícios sociais de âmbito municipal, estadual e federal, podem ser acessados por meio da inscrição no Cadastro Único. Além disso, os salários que já estão ativos correm o risco de ficarem suspensos caso não haja atualização dos dados disponíveis nesta plataforma, porque dificultam o reconhecimento do governo.

Pensando nisso, e por conta da superlotação do público que procurou o CRAS nos últimos tempos, o Ministério da Cidadania estabeleceu alguns prazos. Por exemplo, quem tinha problemas de inconsistência de dados pode fazer a correção no Cadastro Único até o dia 14 de agosto, a fim de evitar bloqueio dos seus pagamentos sociais.

Agora, quem está com dados desatualizados ganhou a possibilidade de passar por uma nova entrevista no CRAS a fim de conseguir manter o seu salário. Dessa forma, evita ficar sem a renda extra ou sem o pagamento do seu benefício que funciona como um auxílio.

Novo prazo para atualização no Cadastro Único

O novo prazo para quem precisa fazer a atualização no Cadastro Único é principalmente para aqueles que estão sem passar por uma nova entrevista no CRAS entre os anos de 2016 ou 2017. Para esse público a atualização está sendo convocada, caso contrário perderão o acesso aos seus benefícios.

Os prazos estabelecidos foram de:

Para evitar o bloqueio do Auxílio Brasil e demais programas:

  • Prazo: 14 de outubro de 2022

Para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil, da Tarifa Social de Energia Elétrica, e outros programas:

  • Prazo: dezembro/2022

Como atualizar o CadÚnico

Os cidadãos que representam sua família no CadÚnico podem consultar qual sua situação no App Meu CadÚnico ou no site do Cadastro Único. Dessa forma, na opção “Consulta simples” ou “Consulta completa” conseguirão verificar em qual condição está seu registro, e como se regularizar.

É possível fazer uma pré-atualização nestes meios online, mas o comparecimento de forma presencial no CRAS é indispensável, e deve acontecer no máximo 120 dias depois do preenchimento digital. Para isso, alguns pontos de atendimento funcionam com hora marcada, distribuição de senha ou por demanda (ordem de chegada).

No local será preciso apresentar documentos como:

  • CPF, de preferência; ou
  • Certidão de Nascimento; ou
  • Certidão de Casamento; ou
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
  • Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
  • Título de Eleitor.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]