Não sabe consultar a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda? Te ensinamos o passo a passo

Todos os anos é feito o pagamento da restituição do Imposto de Renda. A novidade implantada desde 2020 foi a diminuição de sete para cinco lotes de liberação dos valores, o que possibilitou o acesso a quantia em menor tempo. Em agosto será pago o 4° lote, e o 5° e último acontece em setembro. Quem ainda não recebeu pode realizar a consulta no portal autorizado pela Receita Federal. 

Não sabe consultar a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda? Te ensinamos o passo a passo
Não sabe consultar a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda? Te ensinamos o passo a passo (Imagem: FDR)

A ideia da consulta da restituição do Imposto de Renda é fazer com que o contribuinte confira quando deve receber pelo lote de pagamento. Para tanto, os interessados devem fazer login no aplicativo do Meu Imposto de Renda, ou por meio do site da Receita Federal. Quando envia a declaração do IRPF o sistema também informa se há valores a restituir. 

O saldo fica disponível quando o contribuinte tem mais quantias a deduzir do que a pagar. Isto é, ao informar quais foram seus rendimentos e gastos durante o ano anterior, o sistema indica que o cidadão pagou quantia superior, e com isso recebe descontos que serão pagos na restituição.

Todos os lotes contam com uma lista de prioridades do contribuinte, como: idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência, aqueles que têm o magistério como principal fonte de renda. Em seguida, veem aqueles que fizeram a entrega da declaração nos primeiros meses.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

Ao acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda, com login do Gov.Br, o cidadão consegue informações sobre a restituição. A forma mais fácil, no entanto, é por meio do site da Receita Federal que exige apenas o preenchimento do CPF e data de nascimento.

No aplicativo Meu Imposto de Renda:

No site da Receita Federal:

Além dos anos atuais, também é possível fazer a consulta de valores da restituição do Imposto de Renda de anos anteriores. O depósito é feito na conta corrente que foi informada durante o envio da declaração, e qualquer problema com o pagamento pode ser resolvido no Banco do Brasil. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile