Foi anunciado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma transmissão ao vivo nas suas redes sociais, no dia 18 de agosto, que foi zerado o imposto de importação de suplementos alimentares. O governo federal aprovou uma medida que retira a cobrança da taxa de importação de produtos concentrados de proteína, creatina, multivitamínicos e outros itens de nutrição esportiva.
Mas não são apenas os suplementos alimentares que serão atingidos com essa medida. A partir do dia 1° de setembro, após autorização da Câmara de Comércio Exterior (Camex), sete produtos terão o imposto reduzido para 4% ou até mesmo serão zerados. Entre eles, proteína do soro do leite, airbags, e os itens de nutrição esportiva como o presidente Jair Bolsonaro mencionou.
Em sua conta no Twitter, no dia 19 de agosto, o presidente anunciou esta mudança ao publicar: “O Governo Federal zerou imposto de importação de suplementos alimentares, como whey protein, creatina, BCAA e multivitamínicos, e diversos itens de nutrição esportiva, além de reduzir de 11,2 pra 4% os impostos para diversos outros itens, como proteínas lácteas e Albumina.”
No entanto, ao contrário do que era esperado, a ação foi criticada por parte da população. Alguns chegaram a chamar a mudança de “auxílio maromba”, e questionaram o motivo pelo qual o presidente e o governo federal escolheram baratear esse tipo de produto.
Whey Protein não mata a fome de ninguém.
BOLSOCARO pic.twitter.com/8FeMqJRWHD
— BluesBrotherBR 🇧🇷 (@DiegoPhill) August 19, 2022
Para que servem os produtos barateados por Bolsonaro?
Ao anunciar que a tarifa de importação seria zerada para estes produtos, Bolsonaro chegou a dizer na live que a ação “Ajuda o pessoal que malha”. Justamente porque são produtos usados por pessoas que praticam atividade física, por exemplo, o whey protein (proteína do soro de leite) é um dos suplementos mais conhecidos.
Tanto o whey protein como a creatina, que poderão ficar mais baratos após os impostos serem zerados, ajudam a melhorar o resultado de quem pratica exercícios. O whey funciona para ganho de massa muscular, enquanto a creatina auxilia no desempenho ao praticar as atividades.
Os dois compostos devem ser indicados por um profissional que vai avaliar qual a melhor solução para o tipo físico e pretensão de cada um. Por exemplo, se o indivíduo quer perder peso ou ganhar massa. Por isso, o recomendado é sempre procurar um profissional de educação física e nutricionista para as recomendações.