Bolsonaro ZERA imposto DESTES alimentos causando INTRIGA entre a população

Foi anunciado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma transmissão ao vivo nas suas redes sociais, no dia 18 de agosto, que foi zerado o imposto de importação de suplementos alimentares. O governo federal aprovou uma medida que retira a cobrança da taxa de importação de produtos concentrados de proteína, creatina, multivitamínicos e outros itens de nutrição esportiva.

Bolsonaro ZERA imposto DESTES alimentos causando INTRIGA entre a população
Bolsonaro ZERA imposto DESTES alimentos causando INTRIGA entre a população (Imagem: FDR)

Mas não são apenas os suplementos alimentares que serão atingidos com essa medida. A partir do dia 1° de setembro, após autorização da Câmara de Comércio Exterior (Camex), sete produtos terão o imposto reduzido para 4% ou até mesmo serão zerados. Entre eles, proteína do soro do leite, airbags, e os itens de nutrição esportiva como o presidente Jair Bolsonaro mencionou.

Em sua conta no Twitter, no dia 19 de agosto, o presidente anunciou esta mudança ao publicar: “O Governo Federal zerou imposto de importação de suplementos alimentares, como whey protein, creatina, BCAA e multivitamínicos, e diversos itens de nutrição esportiva, além de reduzir de 11,2 pra 4% os impostos para diversos outros itens, como proteínas lácteas e Albumina.”

No entanto, ao contrário do que era esperado, a ação foi criticada por parte da população. Alguns chegaram a chamar a mudança de “auxílio maromba”, e questionaram o motivo pelo qual o presidente e o governo federal escolheram baratear esse tipo de produto.

Para que servem os produtos barateados por Bolsonaro?

Ao anunciar que a tarifa de importação seria zerada para estes produtos, Bolsonaro chegou a dizer na live que a ação “Ajuda o pessoal que malha”. Justamente porque são produtos usados por pessoas que praticam atividade física, por exemplo, o whey protein (proteína do soro de leite) é um dos suplementos mais conhecidos.

Tanto o whey protein como a creatina, que poderão ficar mais baratos após os impostos serem zerados, ajudam a melhorar o resultado de quem pratica exercícios. O whey funciona para ganho de massa muscular, enquanto a creatina auxilia no desempenho ao praticar as atividades. 

Os dois compostos devem ser indicados por um profissional que vai avaliar qual a melhor solução para o tipo físico e pretensão de cada um. Por exemplo, se o indivíduo quer perder peso ou ganhar massa. Por isso, o recomendado é sempre procurar um profissional de educação física e nutricionista para as recomendações.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile