Bolsa de Valores: o FRIO fez muito BEM para o resultado destas empresas

No segundo trimestre, o frio antecipado favoreceu os resultados das empresas de varejo de moda listadas na bolsa de valores. Outro fator que contribuiu para os números positivos foi a volta dos encontros sociais. Por conta da pandemia de coronavírus, estas companhias estavam sendo fortemente afetadas.

Bolsa de Valores: o FRIO fez muito BEM para o resultado destas empresas
Bolsa de Valores: o FRIO fez muito BEM para o resultado destas empresas (Imagem: Montagem/FDR)

Em quase todos os balanços e teleconferências para divulgar os resultados do segundo trimestre, as empresas de varejo de moda listadas na bolsa de valores indicaram, de certo modo, que o inverno antecipado favoreceu os números, segundo apurado pelo InfoMoney.

De modo geral, as varejistas da bolsa de valores registraram receita em linha ou acima do previsto pelo mercado. Por exemplo, a Lojas Renner teve faturamento de R$ 3,17 bilhões entre abril e junho. A estimativa citada pela Refinitiv era de R$ 3,18 bilhões.

Além da melhora de faturamento, o panorama geral de inverno antecipado e retomada da mobilidade possibilitaram que estas empresas listadas na bolsa de valores cobrassem maiores valores em seus produtos. Como resultado, por meio da diluição de custos, as empresas puderam elevar suas margens.

Ao Globo, o economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes, afirma que, historicamente, o setor de varejo tende a vender 10% mais no inverno — em relação à primavera e outono. Ele comenta que, em maio, começa a busca por roupas de frio.

Perspectiva para empresas de varejo no segundo semestre

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTex) reforça que, no primeiro semestre, o frio mais prolongado neste ano auxiliou na elevação de vendas do varejo de moda. A visão teve como base uma enquete com associados.

Em comunicado à imprensa, o diretor executivo da ABVTex, Edmundo Lima, informa que, no segundo semestre, o varejo espera seguir com esse desempenho.

A expectativa acontece apesar dos reflexos de desabastecimento na cadeia produtiva — por conta dos custos de logística e matéria-prima —, inflação e alta da taxa básica de juros.

Conforme a enquete, as temperaturas por mais tempo são positivas para o comércio de roupas e artigos de inverno. Isso principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Neste ano, os tempos de frio coincidiram com relevantes datas comemorativas para as empresas de varejo de moda. Exemplos são o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.