Estas DICAS contribuem para retomada profissional CERTEIRA no universo de inovação

Especialista indica os passos fundamentais a serem dados por profissionais que desejam uma retomada profissional no ecossistema de inovação. Além de movimentarem valores expressivos, as startups apresentam outro fator em comum: a promessa de uma carreira de sucesso aos colaboradores.

Mesmo com essa perspectiva de crescimento profissional, o universo de inovações, estes últimos meses foram marcados por anúncios de demissões em massa no ecossistema de inovação.

Um levantamento realizado em junho pela plataforma Layoffs Brasil identificou que mais de 2 mil profissionais que atuavam no setor perderam os seus empregos em 2022. 

“A escassez de investimentos ocasionada por crises políticas e econômicas ao redor do mundo fez com que as empresas tivessem que reduzir seus custos, que em uma estratégia imediata decidiram diminuir as equipes. Afinal, o desligamento de colaboradores é a alternativa mais rápida de gerar um certo equilíbrio nas finanças”, diz Gabriel Zamboni, head de Pessoas e Cultura da 7Stars Ventures, holding de investimentos em startups em estágio inicial.

Pensando em auxiliar os profissionais que desejam retornar para empregos em ambientes inovadores, o executivo listou as principais dicas para uma recolocação de sucesso. Confira abaixo:

 Identificar os pontos de melhorias

Muitas vezes, no momento do desligamento, as empresas não tratam e nem exploram os motivos e pontos a serem melhorados pelo colaborador, para que ele possa se desenvolver para os próximos passos profissionais.

“Neste bate-papo, que costuma acontecer entre a área de Recursos Humanos e o colaborador que está de saída, são compartilhados tanto feedbacks sobre o ambiente de trabalho quanto de performance profissional. Ou seja, é possível identificar pontos de melhorias que podem ser desenvolvidos a fim de se preparar para um próximo passo na carreira”, explica Zamboni.

 Manter a mente aberta 

Nesse momento em que o profissional chega em um novo ambiente, para ser entrevistado é comum que o medo apareça. Mas, é importante se manter de mente aberta para conseguir demonstrar o quanto ele pode agregar à nova empresa.

 “Às vezes o profissional já chega machucado no processo seletivo, o que o faz acreditar que o entrevistador já está a par do perfil e das habilidades dele”, comenta o head, que sugere ao candidato manter a mente aberta nesse momento.

Não desabafe, agradeça 

Zamboni enxerga as redes sociais, em especial o LinkedIn, como verdadeiras aliadas em um movimento de recolocação. Mas, o executivo observa que em vez da plataforma ser uma ferramenta para potencializar a visibilidade do profissional, muitas vezes é utilizada como espaço de desabafo.

“Acredito que após sair de uma empresa, uma postagem de agradecimento pelo que aprendeu e construiu naquele ambiente seja bem visto. Agradecer é uma maneira de mostrar ao mercado que se está preparado para experienciar um novo desafio. Já o desabafo mostra um comportamento instável, visto que diferentemente de companhias tradicionais, não há garantias em startups. Os cenários mudam com rapidez e as propostas feitas no momento da contratação podem precisar de adaptações. Ao ler um desabafo, neste sentido, penso que ele pode ter o mesmo sentimento no futuro”, avalia o especialista.

Outras boas práticas ressaltadas pelo head no LinkedIn são o acompanhamento de personalidades ou marcas de referência no setor; interação em vagas e compartilhamento de postagens que abordam as habilidades e propósitos do profissional.

“O ideal é manter a rede sempre ativa porque é uma forma do RH entender se existe um possível match ou não”, finaliza.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.