Economia em crise: 4 em cada 10 famílias terminarão o mês endividadas por ESSES motivos

Enquanto 8 em cada 10 famílias brasileiras se preocupam com sua capacidade de pagar suas contas e empréstimos integralmente, 41% de fato não tiveram chance de arcar com todas as suas dívidas e contas e deixaram pelo menos um compromisso financeiro para depois.

Os dados pesquisados são referentes ao segundo trimestre do ano, entre os meses de abril e junho, e foram colhidos pela pesquisa Consumer Pulse, feita pela empresa de informações TransUnion, questionando pessoas sobre as suas dívidas , situação financeira e desejos de compras.

Dentre as pessoas entrevistadas, 79% delas disseram estar preocupadas com impacto da inflação em suas vidas financeiras enquanto pouco mais,89% pretendiam mudar o que e quando compram por causa disso.

Além do aumento nos preços, muitas famílias sofreram perda de renda no último trimestre. Quase 40% dos lares passaram a contar com menos renda do que já possuíam, principalmente por perdas de emprego e redução de salário.

A maior preocupação foi com a subida quase ininterrupta dos preços e não sabiam o que esperar do futuro. Antes de julho, quando o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) teve queda de 0,68% no mês de julho chegando a um total de 11 meses seguidos com inflação anual rodando acima dos dois dígitos. 

“A preocupação do brasileiro com a inflação reflete imediatamente na vida financeira da população. Desde o início de 2022, essa foi a principal queixa em relação às finanças. É difícil se planejar quando não se sabe qual será a taxa de inflação dos próximos dias”, avalia Claudio Pasqualin, vice-presidente de Soluções da TransUnion Brasil.

Comportamento de compras

Para tentar minimizar o impacto da inflação no orçamento, 57% dos entrevistados pretendiam reduzir suas despesas extras (como alimentação fora de casa, viagens e entretenimento). E 24% já haviam reduzido ou cancelado serviços digitais.

Para o trimestre atual, 39% queriam controlar as dívidas, gastos extras e grandes compras, como carros e eletrodomésticos, e 38% pensavam em reduzir as despesas voltadas ao varejo, como roupas e eletrônicos.

A pesquisa também perguntou como as pessoas fazem compras ou outras transações comerciais. 43% responderam que realizam mais da metade online. E 27% foram alvo ou vítimas de algum tipo de fraude digital recentemente.

Mesmo com todas as pressões econômicas, 73% indicaram estar otimistas para o futuro de suas finanças nos próximos 12 meses. O Consumer Pulse Study referente ao segundo trimestre de 2022 foi baseado em um levantamento de 1013 pessoas adultas brasileiras, realizado entre os dias 26 de maio e 03 de junho do mesmo ano.

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